Banner superior
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

David Vaz e Ana Rita Vale campeões na Serra da Cabreira

David Vaz e Ana Rita Vale foram os grandes vencedores, em elites, da 1ª Maratona BTT Serra da Cabreira, quarta prova do Campeonato do Minho BTT XCM – Discover Melgaço. Os dois atletas garantiram em Vieira do Minho a conquista do Campeonato do Minho de BTT XCM – 2019.

Campeonato do Minho de BTT XCM

Num dia com excelentes condições climatéricas para a prática do BTT e um trajeto que teve o atrativo da Serra da Cabreira, cujo cume, o Talefe, fica a 1262 metros de altitude e oferece uma paisagem verdadeiramente deslumbrante e sublimes panorâmicas sobre as aldeias serranas, albufeiras e a Serra do Gerês, a 1ª Maratona BTT Serra da Cabreira integrou o evento “ Cabreira Challenge ” que, no mesmo dia, agregou atividades de outras modalidades.

Ao vencerem em Vieira do Minho, David Vaz e Ana Rita Vale (Batotas / Ponte de Lima) garantiram ao triunfo no Campeonato do Minho de BTT XCM – Discover Melgaço quando ainda falta disputar a 5ª Maratona BTT Paredes de Coura (13 de outubro).

David Vaz satisfeito com mais uma vitória

David Vaz, que corre como individual, percorreu os 75 km da prova em 3:18:50h, deixando na segunda posição Luís Ferreira (individual) a mais de cinco minutos de distância. João Silva, da Saertex Portugal/Edaetech) terminou na terceira posição.

Estou satisfeito, foi uma prova que correu bastante bem. Com esta vitória já sou, matematicamente, Campeão do Minho. Foi uma prova bastante boa, dei o meu máximo”, referiu o atleta salientando que “a concorrência é muita e muito forte. Tenho conseguido vencer, mas também é fruto de muito trabalho. De resto, isso vê-se pelos resultados que tenho alcançado nos últimos quatro anos, no Campeonato do Minho, no Campeonato Nacional e na Taça de Portugal”.

Ana Rita Vale: “Gostei do percurso”

Ana Rita Vale (Batotas/Ponte de Lima) voltou a impor-se na prova de Elites Feminina, gastando 3:22:30 h para percorrer os 56km. A atleta do clube de Ponte de Lima gastou menos nove minutos que a sua colega de equipa, Tânia Lima, segunda classificada. Leandra Gomes, também do Batotas/Ponte de Lima, completou o pódio.

Ana Rita Vale, afirmou no final que esta vitória “era um objetivo e a prova correu bem”.

A diretora desportiva da formação de Ponte Lima considerou positivo o aparecimento “destas novas provas de BTT XCM na Associação de Ciclismo do Minho”. É sempre bom ver a aparecer novas provas, é sinal que a modalidade está a crescer, a evoluir. Gostei muito do percurso, foi muito bem escolhido, muito bonito”, afirmou Ana Rita Vale referindo que para o resultado coletivo da sua equipa “trabalhamos muito para alcançar esta primeira posição. Queremos mantém a liderança e vencer o campeonato do Minho”.

Restantes escalões

Em Masters 30 a vitória foi de Filipe Machado (SPAC BTT), que gastou 3:26:35 para percorrer o trajeto. Na segunda posição, a mais de cinco minutos do vencedor, classificou-se Daniel Santos (individual), enquanto Nuno Gomes (Batotas/Ponte de Lima) fechou ao pódio.

Em femininos, Ana Campos (Saertex Portugal/Edaetech) foi a primeira a concluir o trajeto, seguindo-se na classificação Maria Álvarez (Armeiteira E.Punto C.) e Liliana Lopes (Batotas/Ponte de Lima).

Carlos Rocha (Saertex Portugal/Edaetech) venceu em Masters 35, deixando Ernesto Morais e António Pinto, ambos do SPAC BTT, nos restantes lugares do pódio.

Helena Teixeira (SPAC BTT) venceu a corrida de Masters 40 femininos, terminando à frente de Virgínia Moreira (Saertex Portugal/Edaetech) e de Flora Carvalho (UCVNF – CC Avidos/Eugénios-Soniturismo).

Na prova masculina a vitória foi para Pedro Dias (SPAC BTT), enquanto Esmeraldo Lopes (SAERTEX Portugal/Edaetech) foi segundo e João Barbosa terceiro.

Tierri Mendes (Saertex Portugal/Edaetech) foi o vencedor em Masters 45, enquanto o seu colega de equipa Carlos Soares dominou a prova dos Masters 50.

Joaquim Sá (Bombos S. Sebastião/MonçãoBike/Lusomotor) triunfou em Masters 55 e o individual Benjamim Silva em Masters 60. Gil Pereira (Batotas/Ponte de Lima) voltou a vencer a prova de paraciclismo, na qual António Costa (BTT Braguinhas/Padim da Graça) foi segundo e individual Rui Machado o terceiro.

A formação Batotas/Ponte de Lima ganhou a classificação por equipas de Elites e a Saertex Portugal/Edaetech a de Masters.

António Cardoso “Vieira do Minho tem um grande potencial”

António Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, mostrou-se bastante satisfeito pela forma como decorreu a 1ª Maratona BTT Serras da Cabreira, prova inserida no evento ‘Cabreira Challenge’ e no Campeonato do Minho BTT XCM – Discover Melgaço.

O autarca lembrou que “Vieira do Minho tem um grande potencial turístico, gastronómico, de saber receber e também de acolher e organizar grandes eventos desportivos”. “Para nós é importante receber este tipo de eventos porque trazem a Vieira do Minho muita gente.
São os atletas que participam nos eventos, os familiares e amigos que vêm assistir.
Posteriormente essas pessoas voltam a Vieira do Minho porque temos, efetivamente, excelentes condições, incluindo a Serra da Cabreira, um local belíssimo, a albufeira, a excelente gastronomia e toda a envolvência do concelho.
Com tudo isto conseguimos criar uma ligação a Vieira do Minho, conseguimos criar formas para as pessoas se poderem fixar aqui porque isso é importante”, salientou o Presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho.

João Cabreira

João Cabreira: “Balanço positivo”

João Cabreira, da BikeTreino, fez um balanço positivo da 1ª Maratona BTT Serra da Cabreira: “As pessoas gostaram, tiveram a oportunidade de percorrer trilhos e apreciar paisagens únicas.
Aliás, esta Maratona contou com um percurso como poucas têm e foi, quase exclusivamente, pelo monte.
A Serra da Cabreira permitiu isso e deu a conhecer a quem participou as belas paisagens.
Claro que há coisas a corrigir, todos os anos, todas as organizações vão aprendendo, vão corrigindo.
Mas, no geral, o balanço é positivo”, afirmou.

Página do evento.

Texto: ACM
Fotos: Jorge Almeida

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta