DESAFIA A TUA NATUREZA NO POIARES TRAIL

Foto: João Delgado
Decorreu no passado dia 5 de junho o Poiares Trail 2022 Nutriva , uma organização da Associação Recreativa de S. Miguel. Um trail que se tem vindo a afirmar, edição após e edição.
A fazer parte do Circuito Nacional de Trail, do Circuito Terras da Chanfana (20K) e do Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra – curto.
O evento contou com 3 provas competitivas (PT35K Ansell Portugal, PT20K Maxivisão e PT12K Farmácia Sto André) e uma caminhada de 12KM.
Apesar do evento ter tido alteração de data, devido à pandemia, (era para ser em Fevereiro), o PT22 Nutriva, reuniu em Vila Nova de Poiares, Coimbra, cerca de um milhar de atletas, nas diferentes provas.
Página do evento
Texto: João Miguel Garrido // OPraticante.pt
Fotos: Fotos do Zé / João Delgado / KabazuK Photography
A organização do Poiares Trail
Esta organização está de parabéns pelo magnífico trabalho desenvolvido. Tudo muito bem idealizado, organizado e executado.
Desde o espaço da “Festa” (Mercado Municipal), que teve até pormenores na decoração (sapatilhas usadas como vasos), aos trilhos.
Uma prova bem marcada, desde as usais fitas, às placas de separação e junção de distancias, e às marcas no chão.
As indicações/marcas no chão são deveras importantes, principalmente para marcar mudanças de direção mais bruscas e, não menos importante, marcar por onde o atleta “NÃO deve ir”.
A quantidade e qualidade dos voluntários/colaboradores também merece o elogio.
Sem dúvida foram muito importantes, quer no apoio geral aos atletas, quer na ajuda sinalização percurso, abastecimentos e travessias de estrada.
É notório a envolvência da comunidade e isso é algo que Vila Nova de Poiares se deve orgulhar.
Os trilhos
Ao nível de trilhos, teve um pouco de tudo, mas notou-se a falta de água!!
Teve estradões, single tracks, subidas, descidas, zonas mais técnicas….. só aquelas zonas com lama e água estiveram mais ausentes, talvez pela altura do ano.
Normalmente em fevereiro “mete mais água”!! No entanto, mesmo com menos água, esta zona do pais é sem dúvida rica em belas paisagens e bons trilhos.
De referir, que Vila Nova de Poiares tem três percursos pedestres marcados no Concelho: Viver o Alva, Ribeira de Poiares e Serra do Carvalho, num total de cerca de 30 km, e que permitem a todos desfrutar dos recantos e paisagens de rara beleza, deste concelho, em qualquer altura do ano.
Por isso, podem a qualquer altura vir treinar, para o próximo Poiares Trail!
Os abastecimentos
Ao nível dos abastecimento, estavam bem distribuídos e com tudo o que o atleta precisa. Mais um vez com voluntários, sempre muito prestáveis.
O abastecimento final tinha tanta coisa que quase dispensava o almoço!! O almoço, singelo, mas também funcionou muito bem, quer a sua distribuição quer a forma (através do dorsal) como foi feito. Prático e eficaz!
Os vencedores do Poiares Trail 2022
O primeiro a cortar a meta foi Vasco Pereira, da Escola de Atletismo de Coimbra, vencedor dos 20Km.
Quase em simultâneo chegou Gilberto Costa, da equipa Javalis100Limites, vencedor do Mini Trail de 12 Km.
E o vencedor da prova rainha, os 35 Km, foi Filipe Costa, do Clube Desportivo de Espite.
A organização também teve mérito nos patrocionadores que conseguiu cativar, quer pelo apoio geral, quer pelo prémios que foram distribuídos aos vencedores.
É sempre mais agradável para um atleta, além da tradicional “taça/medalha” levar para casa, por exemplo, um bacalhau!!
No setor feminino, a vencedora dos 35 Km foi Joke Descheemaeker, do Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere.
Nos 20 Km, venceu Vera Bernardo, da equipa Venda da Luísa.
Sílvia Gomes, do DCI/Trilhos Luso Bussáco, foi a vencedora do Mini Trail.
OPraticante.pt fez-se representar pelo João Miguel Garrido, nos 20K (69º Geral, 21º M40) e por Marta Carmo (66º Geral, 18ª F)
Curiosidade
Por coincidência, a Marta Carmo de OPraticante.pt, na linha de partida conheceu a Sílvia Gomes (que viria a ser a vencedora dos 12K)…. ….que por acaso até fazem anos no mesmo dia…. Que por acaso também escreve sobre as provas Trail em que participa!
Fica aqui o link para o Artigo da Sílvia!