Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Dieta regular, benéfico para o atleta, para a sua saúde

Siga uma dieta regular para retirar maiores benefícios.

No dia-a-dia não é fácil termos horários que nos permitam respeitar um plano regular de alimentação e segui-lo com facilidade.

Neste caso acabamos por nos focar essencialmente em duas ou três refeições mais completas e ingerimos snacks e outros alimentos menos ponderados entre essas refeições.

Neste post não falamos de escolhas alimentares (tema que a ser abordado posteriormente), mas apenas de regularidade alimentar e do seu benefício.

Dieta regular, mas porquê abordar este tema?

Porque extraímos um benefício metabólico da previsibilidade e permitimos uma antecipação da resposta orgânica face a estímulos metabólicos que induzimos.

O nosso corpo não gosta de imprevisibilidade. Assim, será essencial que o atleta siga um plano alimentar estipulado para os seus objetivos e necessidades e realize as refeições em horários regulares.

Sendo o triatlo uma modalidade cujo peso faz toda a diferença o ideal será que o atleta consiga manter, ou mesmo perder peso dependendo dos seus objetivos.

Realizar uma dieta regular irá ajudar nesse processo pois para além de ajudar na manutenção ou aumento da síntese de massa muscular, este padrão provoca, tendencialmente, uma diminuição da ingestão média espontânea (menor aporte calórico), aumenta o gasto energético pós-refeição (termogénese) e diminui a exposição à insulina após refeição. A tudo isto soma-se o benefício cardiometabólico a longo prazo.

Uma dieta irregular pode provocar uma desregulação dos mecanismos do apetite, ocorrerá uma maior tendência para o snacking e craving por alimentos pouco interessantes, situação que pode levar ao aumento da massa gorda do atleta e comprometimento da sua performance.

Dieta regular

Apesar dos prejuízos que a atual situação de isolamento obrigatório nos apresenta, revela-se uma ótima ocasião para reestruturarmos a nossa dieta e definir novos objetivos.

Criar uma rotina alimentar tanto na atual fase, como após será sempre benéfico para o atleta, para a sua saúde e performance.

Referencias: Schoenfeld BJ, Aragon AA, Krieger JW. Effects of meal frequency on weight loss and body composition: A meta-analysis. Nutr Rev. 2015;73(2):69–82.

Texto: Joana Romão – Nutricionista
Publicado no sitio oficial da Federação Triatlo Portugal

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta