DOWNHILL, GEORGE MADLEY E MARIA POMES VENCEM
George Madley - Foto: Francisco Mateus / FPC
A Taça de Portugal de Downhill regressou este fim de semana ao Carvoeiro, no Monte da Padela, para a disputa da segunda etapa da época de 2026, prova de Classe 1.
A jornada voltou a reunir nomes fortes desta vertente, que enfrentaram uma das pistas mais técnicas do circuito nacional.
Entre os Elites masculinos, a vitória foi para o britânico George Madley (High Country) e nas femininas o triunfo pertenceu à espanhola Maria Pomes.
Com terreno seco, mas altamente escorregadio nas zonas de pedra, a descida exigiu absoluta precisão dos atletas.
Rapidamente os atletas perceberam que qualquer erro seria fatal numa pista onde o nível técnico não perdoa.
Leia também
MARIUS KRÄHENBÜHL E MARGARIDA BANDEIRA ENTRAM A VENCER
Fonte: UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo
George Madley líder de Downhill em Elite e nos Sub23
George Madley assinou uma descida praticamente perfeita e triunfou com o melhor tempo do dia: 02:17.695.
A intensidade da luta pela vitória ficou evidente na curta diferença para os perseguidores, visto que ficaram todos no mesmo segundo:
o francês Antoine Rogge (DragonSpeed DH) e o britânico Noa Walker.
Álvaro Pestana (Clube Next Gen) foi o melhor português a descer, ficando em sexto lugar, a 04.278 segundos.
Nos Elites masculinos, George Madley assume agora a liderança, somando 380 pontos, seguido de Marius Krähenbühl, com 365 pontos.
Nos Sub-23 masculinos o vencedor foi novamente George Madley (High Country), que além de vencer a Geral Elite, venceu igualmente o ranking Sub-23.
Desta forma reforçou a sua liderança clara na Taça após duas provas. Noa Walker e Marius Krähenbühl voltaram a ocupar o pódio.
Nos Sub-23 masculinos, George Madley acumula já 440 pontos, destacando-se como líder isolado
Maria Pomes superou por margem mínima as adversárias
Nas femininas, Maria Pomes fez uma descida muito sólida e venceu com 02:44.977.
Pomes superou por margem mínima as irmãs Zoe Zamora e Kira Zamora, ambas da HB-61, respetivamente segunda e terceira classificadas.
A diferença foi inferior a quatro segundos para o tempo de Maria Pomes.
Entre as Elites femininas, a liderança é para Zoe Zamora, com 360 pontos, fruto da regularidade nas duas etapas.
Segue-se Kira Zamora, com 320 pontos. Maria Pomes, ao vencer este fim de semana, soma agora 250 pontos, aproximando-se da luta direta pela liderança.
Entre as Sub-23 femininas, a vitória pertenceu a Maria Pomes.
A atleta voltou a colocar-se em evidência ao conjugar a vitória Elite com o topo do ranking Sub23 nesta etapa, de novo à frente de Kira Zamora, segunda classificada.
Nas femininas desta categoria, Kira Zamora lidera com 440 pontos, apesar da vitória deste fim de semana ter ido para Maria Pomes, que ocupa a vice-liderança, com 250 pontos.
Mais vencedores da etapa
Nas restantes categorias, Mario Barreiro (Club Ciclista Cerdedo Cotobade) venceu em Sub-19 masculinos e Daniel Barcia (Endurrazo Club THC Bike) em Sub-17.
Edward Jones (Gravity School Racing) venceu em Sub-15 masculinos e em Sub-13 masculinos a vitória pertenceu a Sebastian Gutierrez (V.C. Les Gets).
Quanto aos Masters:
Francisco Sousa (WILDBOYS / Tomar Cidade Templária) venceu em M30;
Fabián Ciria em M35;
Rui Cabrita (Wildpack Algarve Racing) em M40;
Paulo Domingues (Casa do Povo do Alqueidão) em M45;
Miguel Pintos (VigoEnduro) em M50;
João Gonçalves (Mirachoro Hotels-Centro Ciclismo de Portimão) em M55;
José Reis (Auren Racing Team) em M60;
e Marco Reis (Águeda Bike Friends / Bxpress) em Open Experts.
Nas Masters Femininas, destaque para Sofia Pinto (Casa do Povo do Alqueidão), que concluiu a descida em 04:52.818.
Com os resultados acumulados de Porto de Mós e Monte da Padela, a classificação geral da Taça de Portugal mantém-se em aberto nas principais categorias.
A terceira ronda da Taça de Portugal de Downhill – Downhill do Caramulo, classe C1, em Santiago de Besteiros, vai realizar-se nos dias 18 e 19 de abril.


