Doze seleções nacionais competem em Sangalhos
O Troféu Internacional Litério Marques, que se disputa entre sexta-feira, 19, e domingo, 21, no Velódromo Nacional, Sangalhos, Anadia, conta com uma lista de inscritos de elevado nível. Vão participar doze seleções nacionais. Entre os corredores presentes estará o sprinter britânico Ben Swift, da formação WorldTour Sky.
Áustria, Espanha, França, Geórgia, Grã-Bretanha, Holanda, Itália, Noruega, Polónia, Suíça e Turquia são as seleções que chegam de além fronteiras para competirem nas categorias de elite e de juniores. O Centro Mundial de Ciclismo também vai participar, apresentando ciclistas oriundos da Hungria, do México e da Venezuela.
A Seleção Nacional/Liberty Seguros estará representada exclusivamente em elite. Será composta por Ivo Oliveira, Miguel Amorim e Rui Oliveira (Bairrada), três corredores ainda a dar as primeiras pedaladas na categoria superior, pelo que os resultados imediatos não são a meta principal.
“Esta ainda é uma fase de preparação, na qual queremos dar continuidade à melhoria de desempenhos na categoria de elite, na qual ainda carecemos de alguma experiência. A performance e os resultados alcançados no Troféu Litério Marques servirão de referência para a evolução futura”, explica o selecionador nacional de pista, Gabriel Mendes. O trio luso vai correr nas provas de scratch e de omnium. “Tentaremos pontuar em ambas as competições”, afirma Gabriel Mendes.
A lista de inscritos conta com várias estrelas. A mais sonante é Ben Swift, corredor da Sky que estará em representação da seleção da Grã-Bretanha. Apesar de mais conhecido pelos desempenhos na estrada, Swift é um dos bons valores da vertente de pista, tendo sido campeão mundial de scratch e vice-campeão do mundo de pontos e de madison, tudo em 2012.
Entre as estrelas presentes estão também corredores com resultados de relevo no último ano. É o caso do campeão europeu de pontos na categoria de elite, o francês Benjamin Thomas, do terceiro classificado na prova de 1 km contrarrelógio do europeu de elite, o gaulês Quentin Lafarge, e a espanhola Unai Elorriaga, terceira no concurso de omnium para elite feminina no Campeonato da Europa. Estão também inscritos mais cinco corredores com resultados dentro do top 5 em mundiais e europeus na categoria de elite.
Para lá das seleções nacionais atrás mencionadas, o Troféu Internacional Litério Marques atraiu clubes da Alemanha, de Espanha, de Itália, de Portugal e da República Checa.
O Troféu Internacional Litério Marques arranca às 17h00 de sexta-feira, 19 de dezembro, dia em que as corridas se prolongam até às 20h00. No sábado há provas entre as 9h25 e as 14h00 e entre as 16h30 e as 20h00. Na derradeira jornada a competição será das 9h00 às 15h30. Fazem parte do programa as disciplinas de velocidade, keirin, scratch, omnium, contrarrelógio e corrida por pontos.
Texto e foto de: FPC