Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Ariana Pintor com empate heróico a abrir o Europeu

A mestre FIDE portuguesa Ariana Pintor, que se sagrou Campeã Nacional em setembro de 2018, ap,ós ter sio três vezes vice-campeã iniciou de forma brilhante o Campeonato da Europa de Xadrez Feminino, ao conseguir um empate frente à grande mestre russa Dina Belenkaya. Foi um resultado histórico para a jogadora lusa, que conseguiu um empate heroico, ao fim de sete horas de jogo e 135 lances.

Ariana Pintor iniciou de forma brilhante

A partida entre Ariana Pintor e Dina Belenkaya foi a mais longa da primeira ronda do Europeu de Antalya (Turquia) e terminou com um final de rei, torre e cavalo da russa contra rei e torre da portuguesa. Com boa técnica, a xadrezista do Grupo de Xadrez 113 acabou por conseguir o empate, um desfecho bem positivo, dada a diferença de pontuação Elo das duas jogadoras: 1918 para 2297 pontos.

Ariana Pintor

O empate de Ariana na ronda inaugural do Europeu coloca-a com meio ponto, no grupo das 48.ªs classificadas, entre as 129 participantes na prova, que reúne muitas das melhores jogadoras do Velho Continente.

Na segunda das 11 jornadas da competição, Ariana Pintor defronta a mestre internacional alemã Filiz Osmanodja, jogadora cotada com 2292 pontos Elo.

Campeonato da Europa de Xadrez Feminino

O Europeu de Antalya decorre até ao dia 22 de abril, com rondas diárias, a partir das 15 horas locais (13 horas em Portugal Continental).

Todas as partidas podem ser acompanhadas em direto.

Texto / Fotos: Federação Portuguesa de Xadrez

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta