Época nacional de ciclocrosse arranca em Melgaço
A época nacional do ciclocrosse, uma disciplina velocipédica de outono e inverno.
Regressa a Portugal no próximo domingo, iniciando a época com a primeira prova da Taça de Portugal 2020/2021, no Centro de Estágios de Melgaço.
Texto: Henrique Dias – OPraticante.pt
Época nacional do ciclocrosse inicia-se em Melgaço
O programa da competição conta com quatro corridas, com horários sequenciais.
Os primeiros a correr são os juvenis, logo às 9h30.
Às 10h00 será dado o tiro de partida para os masters masculinos.
Os cadetes masculinos e todas as categorias etárias femininas arrancam às 11h00.
Os juniores e os corredores masculinos de elite partem às 12h00.
São esperados os melhores especialistas nacionais de ciclocrosse, aos quais se juntam, na categoria de elite, ciclistas profissionais de estrada e corredores que têm no BTT a vertente principal.
Além de pontuável para a Taça de Portugal, a prova será o Campeonato do Minho para corredores minhotos e representantes de equipas daquela região.
Tendo em conta a situação pandémica, não será permitido o acesso do público ao recinto da competição.
Depois de Melgaço, a Taça de Portugal terá mais três etapas até ao final do ano.
A segunda corrida pontuável acontece em Vila Real, no dia 22 de novembro, seguindo-se Bragança (6 de dezembro) e Gouveia (20 de dezembro).
Ciclocrosse
O Ciclocrosse é uma vertente de inverno do ciclismo praticada com bicicletas semelhantes às de estrada, mas em circuitos com zonas de terra, lama, areia e estrada, com a exigência técnica e física dos percursos a ser complementada com obstáculos (naturais ou artificiais) que por vezes obrigam os atletas a desmontar e a carregar a bicicleta.
O circuito do Destino de Natureza Mais Radical de Portugal é considerado pelos apaixonados da modalidade como um dos melhores a nível nacional.
O Centro de Estágios de Melgaço, onde será disputada a competição, é um espaço idealizado e construído de forma a oferecer um serviço de elevada qualidade, com equipamentos adjacentes que visam a atividade desportiva, tanto na vertente lúdica como na vertente competitiva ao mais alto nível.
Melgaço, palco de eventos de diferentes modalidades
«Melgaço é uma referência para a prática de desportos de aventura e de desporto.
É palco de eventos de diferentes modalidades, atraindo ao nosso concelho atletas e amantes do desporto oriundos de Portugal e do Mundo», afiança Manoel Batista, presidente da Câmara Municipal de Melgaço.
Cancelamento de prova de DHI
A prova da Taça de Portugal de Downhill (DHI), que deveria realizar-se em Tarouca, no próximo domingo, foi cancelada após receber parecer desfavorável da autoridade local de saúde.
Tendo em conta a altura da época desportiva, não será possível encontrar data alternativa.
Assim sendo A Federação deciciu que o ranking da Taça de Portugal fecha com a classificação atualmente em vigor.
[divide icon=”circle” width=”medium”]