Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Ericeira volta a receber a Taça de Portugal de Surfing

A Taça de Portugal de Surfing 2019 vai disputar-se entre os dias 4 e 8 de Setembro na praia da Foz do Lizandro, que junta oceano, rio e falésias num ecossistema diverso enquadrado pelo vale da Senhora do Ó. A Ericeira será, assim, o palco da “prova rainha” do calendário competitivo do surf nacional pelo segundo ano consecutivo.

Em 2018 bateram-se os recordes de participações nesta prova, com a presença de 18 Clubes representados por um total de 295 Atletas.

O Ericeira Surf Clube (ESC) foi o grande vencedor da anterior edição, sagrando-se Campeão Absoluto da Taça. O clube local juntou ao inédito título máximo da prova outro troféu colectivo (em Surf) e três títulos individuais: Marta Leitão foi a Campeã de Bodyboard Sénior Feminino, Afonso Antunes conquistou a categoria Juvenil de Surf e Gabriel Ribeiro foi o Campeão Júnior, também em Surf.

ericeira

Taça de Portugal de Surfing na Ericeira

Esta competição vai juntar competições de Surf, Bodyboard e Longboard nas ondas que partem sobre os fundos de areia da Foz do Lizandro, um line up consistente e que permite a utilização de palanque duplo para rentabilizar o tempo disponível para a realização do campeonato.

Miguel Barata de Almeida, Presidente do Ericeira Surf Clube, declara que em 2019 gostaria de ”cimentar ainda mais a importância desta prova no panorama do Surfing Nacional, que as entidades públicas a apoiem, acarinhem e se identifiquem como o fazem com outros eventos”, além de conseguir alcançar um novo aumento de clubes e atletas participantes. O dirigente campeão em título revela ainda que procura “fechar algumas parcerias para associar o evento deste ano a boas práticas ambientais e de solidariedade social.

Este evento desportivo realizado sob a égide da Federação Portuguesa de Surf (FPS) vai reunir centenas de atletas e staff ao longo de cinco dias de competição.

João Aranha, Presidente da FPS, considera que em 2018 a organização do Ericeira Surf Clube e as alterações introduzidas pela FPS no formato da prova fizeram com que esta fosse um sucesso, pelo que “para este ano, após a fasquia ser aumentada pelo ESC, apenas podemos esperar mais e melhor!

Ericeira Surf Clube (ESC) venceu o título colectivo na anterior edição

O Ericeira Surf Clube (ESC) venceu o título colectivo na anterior edição da Taça de Portugal de Surfing, enquanto o Aqua Carca (Aqua) é o actual Vice-Campeão por equipas. A Associação de Surf da Costa de Caparica (ASCC) fechou o pódio colectivo. Estes são apenas alguns dos clubes que irão disputar ao máximo os títulos colectivos e individuais em jogo.

Este ano o ESC pretende defender as conquistas de 2018: “Ao longo dos últimos anos temos vindo em crescendo, procurando apresentar sempre equipas competitivas. Nesta edição o nosso principal objectivo será a revalidação do título. Estamos a seleccionar criteriosamente a equipa que nos irá representar para que no final possamos dar uma enorme alegria aos que nos vão apoiar na praia e a toda a comunidade”, assume Miguel Barata de Almeida, para quem a Taça deve ser vivida como “a Festa dos Clubes”.

Marta Leitão e Gabriel Ribeiro foram dois dos atletas que mais contribuíram para o resultado histórico do ESC em 2018. Ambos consideram um orgulho representar o seu clube nesta prova e apresentam ambições elevadas: se Gabriel considera existirem todas as condições para o bi-Campeonato Absoluto, Marta (que também está empenhada em revalidar o seu título individual) reforça as palavras do colega, declarando “vamos com tudo” em jeito de “grito de guerra”.

A Taça de Portugal de Surfing 2019, apresentada pelo GRUPO NORTE, é organizada pelo Ericeira Surf Clube, a Federação Portuguesa de Surf e a Câmara Municipal de Mafra.

Texto: Analima

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta