Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Espinho capital Mundial do Voleibol de Praia

A Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) e a Câmara Municipal de Espinho (CME) realizaram hoje, no Salão Nobre da autarquia, uma Conferência de Imprensa que serviu para a assinatura de um protocolo de cooperação entre a CME e a FPV e, simultaneamente, para apresentação da etapa do Circuito Mundial de Voleibol de Praia (FIVB World Tour) que decorrerá de 28 a 30 de Julho em Espinho.

Circuito Mundial de Voleibol de Praia

Esta etapa de duas estrelas do Circuito Mundial marca o regresso das grandes competições internacionais de dimensão mundial às areias das praias de Espinho, uma cidade com pergaminhos e tradição na modalidade, célebre por ser palco de 13 edições consecutivas do Open de Portugal, evento que integrava o Circuito Mundial (FIVB Beach Volley World Tour).

A Câmara Municipal de Espinho, que esteve representada também pelo Vice-Presidente Quirino Jesus e pela notária Maria João Rodrigues, saudou o regresso das competições internacionais de Voleibol de Praia à cidade pela voz do seu Presidente, Joaquim Moreira.

Desde 2007 quer não se realizam competições desta grandeza em Espinho

Desde 2007 quer não se realizam competições desta grandeza em Espinho, uma cidade conhecida pela sua tradição no Voleibol e Voleibol de Praia e pelos seus atletas de projecção mundial, como Miguel Maia e João Brenha, que representaram Portugal nos Jogos Olímpicos.
Estamos certos de que irá ser um sucesso, à semelhança dos últimos grandes eventos que organizámos, e que servirá para catapultar a nossa economia local e a promoção turística da cidade.
Agradeço ainda ao Miguel Maia e ao João Brenha, embaixadores do município. O João não pôde estar hoje presente por motivos profissionais, mas está aqui o Miguel, símbolo vivo da modalidade e talismã para as gerações mais novas.
Estou certo que a toda a cidade vai viver intensamente este evento“.

Este torneio de duas estrelas seja o início de um ciclo de 13 anos de competições 

Vicente Araújo, Vice-Presidente da FPV, destacou “os grandes momentos de alegria que se viveram durante os 13 anos em que foi realizado em Espinho um open que era considerado uma etapa muito importante do calendário da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) e que todos os grandes jogadores gostavam de disputar.
Alguns, como o alemão Julius Brink, que venceu a prova em 2005 e 2006, disseram-me que era a praia com a areia mais difícil de se jogar mas a que era uma das competições que gostavam mais de disputar e Espinho um dos locais onde gostavam de estagiar“.

Acrescentando”Espero que este torneio de duas estrelas seja o início de um ciclo de, pelo menos, mais 13 anos de competições de grande nível, e que brevemente estejamos a assinar outro protocolo, mas de um torneio de 3 ou 4 estrelas para, tal como no passado, podermos promover tudo o que de bom tem a cidade de Espinho“.

Miguel Maia – João Brenha

Miguel Maia / João Brenha foi a dupla espinhense de Voleibol de Praia mais famosa a nível nacional

Miguel Maia / João Brenha foi a dupla espinhense de Voleibol de Praia mais famosa a nível nacional e uma das mais célebres e duradouras a nível internacional, que dignificaram a sua cidade-natal, o País e o Voleibol além-fronteiras.

Gostaria de dar os parabéns ao Presidente da Câmara de Espinho e ao professor Vicente Araújo por terem relançado uma prova do Circuito Mundial. Com Joaquim Moreira e uma presidência com esta visão estão reunidas as condições para o regresso das grandes competições a Espinho.
No arranque deste regresso do Voleibol de Praia, destaco o bom trabalho efectuado pela Federação nos centros de formação, bem como com a organização de provas nacionais e internacionais, mas saliento que é preciso um maior acompanhamento dos treinadores para que possam surgir mais jovens para representar Portugal nas grandes competições internacionais.
Faço votos que esta parceria se mantenha por muitos anos e que contribua para o aparecimento de mais jovens jogadores com talento“, destacou Miguel Maia.

24 duplas de masculinos disputarão a etapa de Espinho

A etapa de Espinho, incluída no calendário do Circuito Mundial de Voleibol de Praia (FIVB Beach Volley World Tour) para 2017, está agendada para os dias 28 a 30 de Julho, será disputada por duplas de seniores masculinos e organizado pela FPV, em colaboração com a Câmara Municipal de Espinho.

A etapa será disputada por 24 duplas de masculinos, com eliminação simples e sem fase de qualificação.

As 8 duplas portuguesas serão apuradas na etapa do Campeonato Nacional disputada em Espinho no fim-de-semana anterior (21 a 23 de Julho).

Durante 13 anos ininterruptamente [de 1995 a 2007], a Praia da Baía acolheu o Open de Portugal, considerada uma das mais apetecidas etapas do Circuito Mundial (World Tour) e por onde passaram os melhores jogadores e jogadoras mundiais.

Em 2008, Espinho recebeu o Europeu de Sub-23, em masculinos e femininos, e no ano seguinte foi palco do Campeonato da Europa de Sub-18.

Informações adicionais aqui.

Sobre o Autor

Artigos relacionados

1 Comentário

  1. Pingback: Meias do Espinho Open aquecem com a Noruega e Brasil - Opraticante

Deixe uma Resposta