Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Europeu de BTT, oito corredores e diferentes objetivos

A Equipa Portugal compete no Campeonato da Europa de BTT, em Brno, República Checa, entre quinta-feira e domingo. Estão oito corredores convocados para o Europeu de BTT e as expectativas passam por bons resultados absolutos com as femininas e pela conquista de pontos para o apuramento olímpico entre a elite masculina.

Europeu de BTT
Mario Costa e David Rosa

Europeu de BTT, expectativas passam por bons resultados

O selecionador nacional, Pedro Vigário, convocou dois corredores de elite, David Rosa (Massi) e Mário Costa (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), os sub-23 João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar), Rafael Rita (BTT Loulé/Elevis), Marta Branco (Maiatos) e Raquel Queirós (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão), e os juniores Ana Santos e Tiago Sousa (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde).

Ana Santos
Ana Santos – foto de arquivo

A participação inicia-se já nesta quinta-feira com a estafeta mista – “team relay” – na qual a formação portuguesa tem, desta vez, maiores aspirações. “No passado a componente feminina penalizava-nos um pouco nesta disciplina, mas, neste ano, temos duas corredoras com resultados internacionais importantes em 2019 – Ana Santos e Raquel Queirós –, que nos poderão ajudar a ter um bom desempenho coletivo”, antecipa Pedro Vigário.

É, aliás, dessas duas corredoras que se esperam os resultados individuais absolutos de maior monta na República Checa na disciplina-rainha, o cross country olímpico (XCO). “Ao longo da época, a Ana Santos e a Raquel Queirós têm dado boa conta de si, quando chamadas a compromissos internacionais. Temos a expectativa de que consigam desempenhos de referência neste Campeonato da Europa”, frisa o selecionador nacional.

Raquel Queirós
Raquel Queirós – foto de arquivo

Europeu de BTT, importante na luta pela qualificação

Num outro patamar, a Equipa Portugal sabe que o Campeonato da Europa é também importante na luta pela qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio. É essa a missão dos dois corredores de elite, David Rosa e Mário Costa. “O foco principal é a soma de pontos para o ranking de apuramento. Vai ser com essa tarefa que o David Rosa e o Mário Costa vão competir, tentando os melhores lugares possíveis para somarem o máximo de pontos que conseguirem”, explica Pedro Vigário.

Calendário de Participações Portuguesas

Quinta-feira, 25 de julho

16h00: Team Relay: Ana Santos, Raquel Queirós, João Rocha, Mário Costa e Tiago Sousa

Sábado, 27 de julho

9h00: XCO Juniores Femininas: Ana Santos
11h00: XCO Juniores Masculinos: Tiago Sousa
14h00: XCO Sub-23 Femininas

Domingo, 28 de julho

8h30: XCO Sub-23 Masculinos: João Rocha e Rafael Rita
14h00: XCO Elite Masculina: David Rosa e Mário Costa

Texto / Fotos: União Velocipédica Portuguesa – Federação Portuguesa de Ciclismo

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta