Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Fantástico, para lá do Marão, manda o João!!

Há quem ouse sonhar. Há quem ouse tentar ser possível alcançar o dito intangível. Há quem se atreva a não se acomodar ou a contentar-se com o que existe. Para muitos é tudo, para uns (poucos) é monotonia e sofrimento. Há quem ouse deixar marca e o seu legado ser recordado ao longo dos tempos. Há quem ouse arriscar Ser Feliz, é o caso do Fantástico João.

O sonho comanda a vida. E o João quis escrever em linhas bem douradas a sua própria história.

Fantástico

O Fantástico João ousou subir o Everest no Marão

Tentar fazer o Desafio Everesting é um desafio perfeitamente alcançável. Aventurar-se a cumpri-lo no Marão é questionável. Atrever-se na pista do KM Vertical do Marão é atrevimento a mais. Arriscar-se a tentar tamanha façanha com as condições climatéricas invernais muito difíceis que se sentiram é de loucos.

Fruto de uma paixão avassaladora pela dureza do KM Vertical do Marão, a meio da tarde de sexta, às 15:00 em ponto, depois de uma curta descida da Base de Vida situada em Soutelo até à ponte do rio Moinhos, dá-se início à epopeia pelo João.

O João não é um grande atleta, mas é um corajoso guerreiro. E combate em campo até à exaustão. É destemido. A sua grande mais valia reside tão só em exceder-se na robustez, perseverança, resiliência e força não só física, mas sobretudo destacadamente mental.

Planeou-se cada subida do KMV a um ritmo médio variável entre 1h20 e 1h25 e as descidas entre 45 e 50 minutos. Ia o João tão empolgado que chega ao fim da 1ª ascensão do KM Vertical com 1h06, 13 minutos antes do seu pacer 😀 . Era fundamental equilibrar a cabeça, assentar ideias e controlar os níveis de ansiedade.

A motivação estava em alta

Foram-se sucedendo as várias ascensões e baixadas. Agora mais controlado, mas sempre a bom ritmo. A motivação estava em alta. Estavam montados uma base e um refúgio de apoio em pontos chave do percurso. Todos os passos do João estavam a ser monitorizados minuto a minuto e caso se justificasse ajuda quem melhor conhece a região rapidamente intervinha.

Já o Marão adornou-se para receber os visitantes. Vestiu um fato de gala serrana que tanto nos tem habituado: chuva, frio, nevoeiro cerrado e ventos com rajadas de força ciclónicas constantes que nos empurram repetidamente para fora do caminho definido. O Marão estava um inferno.

 

Na chegada ao Refúgio da Sra. da Serra, concretizada bravamente a 6ª ascensão do KMV Marão, o Fantástico João, confidenciou à equipa de apoio que já começava agora a sentir a dureza do temível Marão.

Daqui até se findar a epopeia o Fantástico João teve de redobrar cuidados e se resguardar o máximo possível, sendo prudente não se aventurar em outros patamares do Desafio Everesting em que havia pensado e atempadamente nos confidenciado essa intenção.

Fantástico, deu por terminado tão tremenda empreitada

Foi assim… que passava pouco depois das onze horas da manhã que o João, um atleta Fantástico, deu por terminado tão tremenda empreitada, sempre acompanhado nesta sua última ascensão por quem mais o apoiou, a Liliane Vaz.

Tudo terminou com um abraço do tamanho do Marão por aqueles que desde o primeiro minuto até ao fim se mantiveram firmes no apoio ao Fantástico João.

Fantástico

Agradecer igualmente a todos os que privaram uma parte do seu tempo para virem ajudar e apoiar o Fantástico na superação deste temível desafio.

E por fim, agradecer a todos os parceiros que pelo seu apoio, de alguma razão ajudaram o Fantástico João a levar o barco a bom porto, a quem não largou a internet para dar aquela força e à Susana Luzir por registrar momentos inesquecíveis.

Fantástico

«Feliz aquele que ousa sonhar e luta arduamente para que os seus sonhos se concretizem»

Página do Fantástico João.

Página do evento.

Texto: Bruno Silva
Fotos: Susana Luzir

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta