Coluna Dto
Coluna Esq

Federação Portuguesa de Judo celebrou 60 Anos

A Federação Portuguesa de Judo (FPJ) celebrou este sábado, 7 de dezembro, o seu 60º Aniversário com várias ações, que se realizaram em Coimbra (Hotel D. Luís e Convento de São Francisco).

As comemorações começaram às 14h30, no Hotel D. Luís, onde foram colocadas duas placas comemorativas, plantada uma Cerejeira (Sakura) e apresentada a Medalha Comemorativa e o Livro ’60 anos da Federação Portuguesa de Judo’.

São 60 anos de história

Presidente da Federação Portuguesa de Judo – Jorge Fernandes começou por referir que “São 60 anos de história e estamos satisfeitos por reunir a Família do Judo, inclusive os antigos presidentes, só faltaram dois que não puderam estar presentes por motivos de saúde.

É uma grande emoção reencontrar algumas das pessoas que estiveram na origem do Judo em Portugal. Começámos com a descerrarão de uma placa na entrada do Hotel D. Luís, nossos parceiros, e com a plantação simbólica de uma cerejeira, aproveitando o tema do Dia Mundial do Judo – ‘Plant a Tree’, junto à placa comemorativa dos 60 anos.

Federação Portuguesa de Judo

Apresentámos o Livro e a Medalha dos 60 anos. Esta noite organizámos a ‘Gala dos 60 Anos’, que começou com o filme destas 6 décadas de história e onde entregámos diplomas e medalhas de reconhecimento e de mérito às antigas e atuais personalidades do Judo Português.

Gala do 60º Aniversário da Federação Portuguesa de Judo

O ‘ponto alto’ das celebrações – a ‘Gala do 60º Aniversário da FPJ’, realizou-se no Convento de São Francisco, um dos espaços emblemáticos de Coimbra.

Federação Portuguesa de Judo

O evento começou com a apresentação do Filme dos 60 anos da Federação e contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e Desporto – João Paulo Rebelo, do Secretário-Geral da Federação Internacional de Judo – Jean-Luc Rougé, do Presidente do Comité Olímpico de Portugal – José Manuel Constantino, do Presidente do Comité Paralímpico de Portugal – José Manuel Lourenço, do Presidente do Futebol Clube do Porto – Jorge Nuno Pinto da Costa, do Vice-Presidente da Câmara de Coimbra – Carlos Cidade, de Ex-presidentes da Federação Portuguesa de Judo e da Família do Judo Portuguesa.

Neste dia de celebração da história do Judo Nacional, a Federação Portuguesa de Judo homenageou todos aqueles que ao longo dos últimos 60 anos se destacaram e contribuíram para o sucesso e desenvolvimento da modalidade.

Entre os homenageados estiveram os dois medalhados olímpicos portugueses – Nuno Delgado e Telma Monteiro, o Campeão do Mundo – Jorge Fonseca, a equipa Bicampeã Europeia – Sporting CP, a Seleção Nacional Vice-Campeã Europeia, o Presidente do Conselho Nacional de Graduações – Fausto Carvalho, o Presidente Honorário da FPJ – António Lopes Aleixo, o Presidente da União Europeia de Judo – Sergey Soloveychik, entre outras Entidades, patrocinadores, colaboradores e atletas.

Texto: Analima

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta