Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Federação Portuguesa de Judo celebra 60 anos

A Federação Portuguesa de Judo (FPJ) celebra, este ano, o seu 60º aniversário. As comemorações estão agendadas para dia 7 de dezembro, em Coimbra, com atividades repartidas entre o Hotel D. Luís e o Convento de S. Francisco. As inscrições para o evento, que promete reunir a ‘Família do Judo’, estão abertas e podem ser efetuadas AQUI.

Coimbra acolhe Gala de Aniversário da Federação Portuguesa de Judo

Apesar da data oficial do aniversário ser no dia 28 de outubro, coincidente com o ‘Dia Mundial do Judo’, a FPJ decidiu assinalar o marco histórico (60 anos) com várias atividades que culminam numa Cerimónia especial, marcadas para dia 7 de dezembro.

O dia começa com um almoço informal no Hotel D. Luís, onde, de seguida, se realizam várias ações, como a Inauguração da Placa alusiva ao 60º Aniversário, a Apresentação da Medalha Comemorativa e a Apresentação do Livro “Os 60 Anos da FPJ”.

O Convento de S. Francisco acolhe, a partir das 19h00, a Gala de Aniversário, onde é apresentado e projetado o filme dos 60 anos da FPJ. O Jantar é acompanhado de pequenas intervenções, animação musical, entrega anual de prémio e distinções, entre outras atividades.

Federação

Judo em Portugal

Em Portugal, o desenvolvimento do Judo tem início nos anos 50 com a chegada a Portugal do Mestre japonês Kiyoshi Kobayashi – considerado o “pai” do Judo no nosso país.

Com o crescimento da modalidade surgiu a necessidade de se criar um organismo oficialmente reconhecido, que tivesse a missão de organizar, orientar e fomentar as atividades de divulgação do Judo, bem como organizar as competições oficiais.

Assim, em 28 de outubro de 1959, nasce a Federação Portuguesa de Judo, sendo as funções federativas entregues, na fase inicial, ao Judo Clube de Portugal, que é o sócio fundador da FPJ.

Texto: Analima

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta