Festa do Trail é no Trail da Ladeia

Festa do Trail

Foto: Fadista

O Centro Social Cultural e Recreativo de Alvorge, em parceria com a Associação “100 Gás Trail Team” e colaboração do Município de Ansião, Junta de Freguesia do Alvorge entre outros patrocinadores e colaboradores organizou no passado fim de semana a festa do trail, o 6º Trail da Ladeia – Frutorra em Alvorge, Concelho de Ansião, Distrito de Leiria.

Texto: Nuno Fernandes
Fotos: DisparoFotos / KabazuK Photography e cedidas pela organização

Leia também sobre o evento

Trail da Ladeia, de volta com a sua beleza um ano depois

António Rodrigues “O meu corpo e a minha mente agradeceram”

Desfrute do vídeo de OPraticante.pt sobre o Trail da Ladeia 2021

Trail da Ladeia – Não é só um Trail. É uma festa!

O evento foi constituído por 2 provas competitivas, uma caminhada e o Trail Kids.

Dia 09/10/2021 (sábado) Trail Kids

Dia 10/10/2021 (domingo)
• Trail Longo | 32 kms | 1150D+ | 3 abastecimentos
• Trail Curto | 17 kms | 560D+ | 1 abastecimento
• Caminhada | 12 kms | 1 abastecimento

O evento integrou as provas da Taça de Portugal da ATRP e do 2º Campeonato Municipal de Trail do Concelho de Ansião (juntamente com o TAUT – Terras de Ansião Ultra Trail, TNT – Trilhos da Nexebra Trail e Avelar Sunset Trail).

Festa do Trail
Foto: DisparoFotos

Na véspera do Trail da Ladeia, decorreu o Trail da Ladeia Kids, pois de pequenino se incute o gosto pela atividade física e pela competição saudável aos mais jovens, com distâncias adaptadas a cada um dos quatro escalões e entre os 6 e os 17 anos de idade.

No dia 10 foi dia de festa do trail, como ouvi dizer ao antes e durante a prova por diversos participantes, foi dia de esquecer o malvado Covid, que nos tem afetado a todos e partir à aventura desfrutar dos trilhos, estradões, baloiços, paisagens deslumbrantes, enfim tudo a que temos direito.

Festa do Trail
Foto: Daniel

Esta organização merece que cada novo ano, tenha mais adeptos

A anteceder as provas os participantes tiveram direito a um magnífico pequeno-almoço, bem recheado o que não é habitual na maioria das provas a nível nacional, esta organização merece que a cada novo ano, cada nova edição, mais adeptos desta modalidade se desloquem a Alvorge para participar neste evento que “mima” mesmo os participantes!

Cerca das 9 horas tiro de partida para o trail longo, com uma extenssão aproximada de 32 km num percurso muito bem marcado, balizado com fitas amarelas, bandeiras, setas, marcações horizontais, tudo 5 estrelas como a maioria afirmava no final da prova.

Festa do Trail

Emoção não faltou na prova longa, 59 atletas partiram à aventura num trail que teve um pouco de tudo, exigente a nível fisico, com subidas de desnível acentuado e descidas técnicas com muita pedra à mistura, que já se tornou imagem de marca desta serra.

Terminaram a prova 56 bravos, sendo vencedor o atleta do Clube de Praças da Armada, António Almeida com um tempo de 02:34:17, seguido por Pedro Garrido do OPraticante.Pt na segunda posição e Bruno Gaspar da equipa AC Vermoil a completar o pódio no setor masculino.

Foto: KabazuK Photography

Já no setor feminino a grande vencedora foi Ana Caetano da equipa Trilhos do Valado, no segundo lugar e a apenas um minuto da primeira classificada ficou Andeia Pita da ARCD Venda da Luísa, com o pódio feminino a ficar completo pela enorme atleta Glória Serrazina da equipa CRP Ribafria.

Foto: KabazuK Photography

Classificação coletiva trail longo

No trail longo a vitória foi para a equipa do Caracol Trail Team, o 2º lugar foi conquistado pela equipa da AirLux-NDA
e a equipa do Sicotrilhos obteve o 3º lugar

Glória Serrazina “Foi uma das melhores provas em que já participei.”

Glória Serrazina atleta sobejamente conhecida no panorama do trail nacional, participou no trail longo, ficou encantada com o evento e espera voltar em breve como a mesma afirmou na página da organização do Trail da Ladeia:

Glória Serrazina

Se identificaram pontos negativos não demos por eles! Foi uma das melhores provas em que já participei.

Percurso do trail longo muito bem conseguido com trilhos onde se podia correr muito bem mas ao mesmo tempo maravilhosos e frescos apesar do tempo quente. Tudo esteve excelente.

Foi mesmo uma festa muito bonita ainda por cima com um preço tão reduzido para tanto que nos ofereceram.

Todo o pessoal nos recebeu tão bem que ficamos com muita vontade de voltar sempre e de recomendar o trail da ladeia a toda a gente.

Muito obrigada.

Foto: DisparoFotos

Realmente é verdade uma Festa do Trail, no Trail da Ladeia

Realmente é verdade, com um preço tão reduzido de inscrição para tanto que nos ofereceram: Pequeno almoço, oferta de gel desinfetante, dorsal, t-shirt técnica, prémio de presença, abastecimentos e almoço no final composto de caldo verde, porco no espeto com arroz de feijão, sempre bem regado.

Festa do Trail
Foto: DisparoFotos

Do que é que estão à espera, para o ano não faltem, pois não se vão arrepender.

A anteceder o trail curto como já é habitual, foi ministrado um breve aquecimento, acompanhado com música, que serve para aquecer os músculos, mas também para descontrair e convíver.

Alguns atletas afirmavam já estar cansados só no aquecimento! Como eu os percebo!

Festa do Trail

No trail curto, prova em que partipei pela segunda vez, devo dizer que para mim esta prova é especial!

Os trilhos são de uma beleza ímpar, apesar da dificuldade do percurso sabe tão bem disfrutar desta paisagem maravilhosa, que por momentos esquecemos as agruras do dia a dia e aproveitamos para ser felizes.

Foto: DisparoFotos

Como diz o ditado ” faz bem ao corpo e à alma.

A pandemia fez com muitos atletas de estrada experimentassem os trilhos derivado ao distanciamento social e como todos reconhecemos, quem experimenta fica apaixonado por esta modalidade.

Consequencia disso mesmo é o elevado crescimento no número de praticantes de trail e este evento é a prova disso mesmo com mais 800 particpantes.

Na minha modesta opinião acho que já era merecido o trail running fazer parte dos Jogos Olimpicos, tal é o crescimento em tão pouco tempo.

Foto: KabazuK Photography

Nesta distância concluíram a prova 273 atletas sendo vencedor o Domingos Vieira da equipa OPraticante.Pt, em segundo lugar da equipa Runcrosstrail Nuno Gonçalves e a terminar o pódio masculino Tiago Gonçalves do A.R.Casaense / E. A. Coimbra / Intermarché.

Foto: KabazuK Photography

No lado feminino venceu Cátia Santos da equipa Poké, seguida de Cristina Pedro da Casa do Benfica em Abrantes e Cátia Nascimento em terceiro lugar da equipa Correr Lisboa.

Por equipas a grande vencedora foi OPraticante.pt, seguidos do Nexebra Trail Team em 2º e 3º lugar para o Serra D’aire Trail Team

Equipas mais numerosas

Também as equipa mais numerosas tiveram prémio e aqui a vencedora foi a Komdor, com o Frutorra Team e 100 Gás Trail Team a ocuparem os lugares imediatos.

Festa do Trail
Foto: DisparoFotos

Finda a prova, ainda houve um abastecimento final junto ao local da meta, massagens para quem o solicitasse, seguido de um magnífico almoço oferecido pela organização, ambiente prospero à boa disposição e ao convívio nesta festa do Trail.

Terminado o almoço foi hora de homenagear os grandes vencedores, tiveram direito a um magnífico trofeu, mas mais importante que tudo, os grandes vencedores são todos aqueles que se levantam para praticar desporto, disfrutam das paisagens maravilhosas que existem um pouco por todo o lado no nosso maravilhoso Portugal e atingem os objetivos a que se propõem realizar.

João Miguel Garrido – OPraticante.pt

João Miguel Garrido, um dos responsáveis do projeto OPraticante.pt manifestou-nos a sua satisfação final em representação do grupo presente.

O R G U L H O S O!! Que dia de Festa!!

Vai o povo da planície pra Terras de Sicó e traz uma carrada de prémios!!!

17Km – 1ª Equipa Coletiva

Pódios Individuais

1° Geral Domingos Vieira 17km – 1° Escalão Domingos Vieira 17km – 3ª no escalão Carina Gouveia

32km – 2° Geral Pedro Garrido 32km – 2° escalão Pedro Garrido

Equipa vencedora coletivamente do trail curto OPraticante.pt

Todos cruzaram a meta satisfeitos! Animação não faltou! Organização T O P

Festa do Trail
Equipa de OPraticante.pt – Foto: DisparoFotos

Parabéns ao Nuno Simões e a toda a Organização, pela excelente prova que nos proporcionaram, foi sem dúvida a festa do Trail.

Foto: KabazuK Photography

Resultados

Parceiros

Deixe uma resposta