Paris Grand Slam, Bárbara Timo conquistou o Ouro

Paris Grand Slam

Bárbara Timo

Bárbara Timo conquistou a Medalha de Ouro no primeiro dia do Paris Grand Slam 2021 que se cumpriu este sábado, 16 de outubro, na capital francesa.

Leia também sobre este evento

Paris Grand Slam recebe 9 Judocas Portugueses

Site oficial do evento

Página oficial da Federação Portuguesa de Judo

Neste dia inaugural, dedicado às categorias -48 kg, -52 kg, -57 kg e -63 kg femininas e -60 kg, -66 kg e -73 kg masculinas, Portugal foi representado por 7 Judocas:

Bárbara Timo estreia-se na categoria -63 kg com uma medalha de ouro

Na sua estreia na categoria -63 kg (no circuito mundial), Bárbara Timo eliminou a israelita Inbal Shemesh (51ª do ranking), por ‘ippon’, em menos de 30 segundos, na primeira ronda.

No combate seguinte, encontrou a mongol Gankhaich Bold (22ª do ranking mundial). Após um confronto equilibrado, a atleta asiática foi penalizada com o terceiro ‘shido’ a menos de 30 segundos do final.

A portuguesa somou a terceira vitória da competição nos quartos-de-final, derrotando a espanhola Cristina Cabana Perez, nº23 do mundo, por ‘ippon’, após 1 minuto e 20 segundos de confronto.

Na luta pelo acesso à final, encontrou a vice-campeã europeia de sub-23, Angelika Szymanska.

Após um combate equilibrado, foram necessários 3 minutos de ‘golden score’ para a atleta lusa sair vitoriosa, após acumulação de ‘shidos’ da polaca.

O seu último e derradeiro combate, contra a britânica Lucy Renshall, 14ª do ranking mundial, revelou-se bastante equilibrado, chegando ao fim dos 4 minutos regulamentares sem pontuações.

Aos 24 segundos do ‘golden score’, Bárbara Timo conseguiu projetar Renshall, alcançando o ‘wazari’ que lhe garantiu a Medalha de Ouro (a primeira da portuguesa em Grand Slams), logo na primeira prova nos -63 kg.

Catarina Costa

Catarina Costa esteve na luta pelo bronze

Catarina Costa (-48 kg) estreou-se na segunda ronda perante a espanhola Mireia Lapuerta Comas, num combate equilibrado que durou mais de 10 minutos (6:33 de golden score), que terminou com o ‘wazari’ pontuado pela portuguesa.

Nos quartos-de-final, cedeu por ‘ippon’ contra a 16ª do ranking mundial Milica Nikolic, não tendo conseguido evitar a projeção da servia, após o primeiro minuto do encontro.

Na repescagem, enfrentou a segunda servia da categoria, Andrea Stojadinov (atual Vice-campeã Europeia).

A atleta lusa conseguiu dominar, entrando bem no combate e pontuando ‘wazari’ , ao qual somou o ‘ippon’ alcançado perto do fim, após imobilização da sua adversária.

Na luta pelo Bronze, encontrou a francesa Blandine Pont (Ouro no Grand Prix Zagreb em setembro).

Apesar do início equilibrado, a atleta da casa conseguiu projetar a portuguesa, pontuando ‘ippon’ nos primeiros segundos do segundo minuto. Com este resultado, Catarina Costa alcança um honroso 5º lugar.

Outros portugueses em competição

Joana Diogo (-52 kg), Wilsa Gomes (-63 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), João Fernando (-73 kg) e João Crisóstomo (-73 kg) não conseguiram ultrapassar os seus primeiros adversários, apesar de vários combates equilibrados, em que os portugueses pontuaram ou chegaram ao ‘golden score’.

Paris Grand Slam uma das mais emblemáticas do Circuito Mundial

A competição, uma das mais emblemáticas do Circuito Mundial, reúne 283 Atletas (118 Femininas e 165 Masculinos) em representação de 46 Países, entre os quais 9 Judocas Portugueses.

Nesta mítica prova, Portugal está representado por 5 Atletas Femininas e 4 Masculinos:

Catarina Costa (-48 kg), Joana Diogo (-52 kg), Bárbara Timo (-63 kg), Wilsa Gomes (-63 kg), Rochele Nunes (+78 kg),

Rodrigo Lopes (-60 kg), João Fernando (-73 kg), João Crisóstomo (-73 kg) e Anri Egutidze (-90 kg),

que são acompanhados pelos Treinadores Ana Hormigo e Pedro Soares e pela Fisioterapeuta Rita Fernandes.

Bárbara Timo (dos -70 kg para os -63 kg), Wilsa Gomes (-57 kg para -63 kg), João Crisóstomo (-66 kg para -73 kg) e Anri Egutidze (-81 kg para -90 kg) vão iniciar o novo ciclo olímpico numa nova categoria de peso.

A competição termina este domingo, 17 de outubro, com as categorias -70 kg, -78 kg, e +78 kg femininas e -81 kg, -90 kg, -100 kg e +100 kg masculinas em ação.

Rochele Nunes e Anri Egutidze são os 2 Judocas que encerram a participação portuguesa na prova.

As eliminatórias começam às 10h00 locais (09h00 em Portugal Continental).

Parceiros

Deixe uma resposta