Filipe Marques vence Taça do Mundo de Paratriatlo

Filipe Marques

Filipe Marques conquistou a medalha de ouro na Taça do Mundo de Paratriatlo, prova que está a decorrer em Alhandra até ao final do dia de hoje, 30 de outubro, na distância sprint, mais concretamente 780 metros a nadar, 22km de ciclismo e 5km de corrida.

Esta competição contou com cerca de 60 atletas de sete categorias pertencentes a diversas nacionalidades além de Portugal, como Espanha ou França, mas também Hungria, Grã-Bretanha ou África do Sul, entre outras.

Leia também sobre as edições anteriores

Olímpico de Oeiras é Campeão Europeu, Benfica Vice-Campeão

Triatlo Internacional de Alhandra com perspetivas altas

Texto: Federação Triatlo Portugal

Filipe Marques

Filipe Marques conquista o título de Campeão do Mundo numa corrida isolada

Filipe Marques pertence à categoria PTS5 prova que o atleta nacional fez isolado do início ao fim, sempre a conseguir vantagem desde o primeiro momento.

Filipe Marques, que tinha conquistado em setembro a medalha de bronze no Campeonato da Europa 2021 em Valência, Espanha, regressa agora ao pódio, desta vez à primeira posição da Taça do Mundo de Alhandra, Portugal.

O paratriatleta explica que estava à espera de lutar por uma medalha, ficando visivelmente satisfeito com o resultado alcançado.

«Foi a minha primeira vitória internacional que era algo que desejava muito!

Marques fez uma natação tentando imprimir o seu ritmo, ganhando vantagem de um minuto para os adversários.

«A natação correu bem, tentei distanciar-me do resto dos atletas, no ciclismo controlei para manter a vantagem»

O atleta fez a prova sempre na primeira posição até à meta.

«Sabia que se mantivesse o ritmo na corrida podia chegar à vitória, e foi o que aconteceu, fiz um último segmento confortável. Estou muito feliz!»

Na segunda posição ficou Bence Mocsari, da Hungria e o francês Antoine Besse passou a meta no terceiro lugar da competição.

Mais informações

Campeonato Europeu de Clubes de Triatlo por Estafetas Mistas – Alhandra

Amanhã, o Triatlo Internacional de Alhandra continua com o Campeonato da Europa de Clubes de Triatlo de Estafetas Mistas, prova disputada na categoria de elite e júnior e na distância super sprint.

Desde 2015 que a European Triathlon Union (ETU) organiza o Campeonato Europeu de Clubes de Estafetas Mistas. Tal como em 2019 e 2020, as provas em 2021 realizar-se-ão em Portugal, Vila Franca de Xira, Alhandra.

O formato de estafetas mistas na distância super sprint inclui cerca de 300 metros de natação, 6,6km de ciclismo e 1,8km de corrida.

O segmento da natação é realizado no rio Tejo, o ciclismo percorre o troço da Estrada Nacional 10 entre Alhandra, o Sobralinho e o Passeio Ribeirinho. O segmento de corrida localiza-se entre Alhandra e Vila Franca de Xira.

Cada equipa é composta por dois atletas masculinos e duas atletas femininas que terão que cumprir cada um deles o triatlo super sprint sem paragens de cronómetro.

Os clubes da elite nacional que irão disputar este ano a competição europeia serão o Sporting Clube de Portugal e o OutSystems Olímpico de Oeiras, entre as 16 equipas presentes.

Na categoria júnior, que inclui um total de nove equipas, apresentam-se o Alhandra Sporting Club, o OutSystems Olímpico de Oeiras e o Sport Lisboa e Benfica.

Clube Olímpico de Oeiras

OutSystems Olímpico de Oeiras conseguiram ouro em 2020

Em 2020 foi uma equipa nacional júnior que subiu ao mais elevado lugar do pódio em Alhandra: com uma prestação extraordinária, os quatro elementos da estafeta do OutSystems Olímpico de Oeiras conquistaram o ouro, depois de uma exibição de luxo do último atleta, com o Alhandra Sporting Club a alcançar a medalha de bronze.

Já em 2019, a equipa júnior do Alhandra Sporting Club tinha feito soar o hino nacional em casa angariando o título de Campeões da Europa, com uma prova irrepreensível quase sempre na liderança.

O Sport Lisboa e Benfica conquistou o título de Vice-Campeão da Europa de elite em 2019 e 2020, o bronze em 2018 e o ouro em 2017, não competindo este ano com a equipa de elite, mas marcando presença na competição júnior.

Alemanha, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Holanda e Luxemburgo são outras das nações presentes nesta competição, incluindo a equipa francesa Poissy Triathlon, tri-campeã europeia.

Mais informações

Parceiros

Deixe uma resposta