Francisca Jorge ruma ao quadro principal do Jamor

Francisca Jorge

Francisca Jorge

Francisca Jorge garantiu esta segunda-feira o acesso ao quadro principal do Jamor Magnesium-K Active Ladies Open, torneio de 25.000 organizado pela Federação Portuguesa de Ténis de 25 de Abril a 2 Maio.

A número um nacional foi a única das 12 portuguesas a conseguir furar a qualificação e hoje bateu a polaca Martyna Kubka por 2-6, 6-1 e 10-6.

Texto: Gaspar Ribeiro Lança
Fotos: Sara Falcão

Sitio oficial do evento.

Francisca Jorge favorita à vitória

Favorita à vitória, a segunda cabeça-de-série da fase preliminar precisou de trabalhos extra para dar a volta à opositora de 20 anos, 740.ª do ranking WTA.

No segundo set, a vimaranense (452.ª) não enfrentou qualquer break point e quebrou o serviço de Kubka por três vezes para forçar o match tie-break.

No desempate, as duas tenistas mantiveram-se próximas no marcador até à reta final, altura em que Francisca Jorge deu o passo em frente para selar o triunfo em uma hora e 38 minutos.

Francisca Jorge – Foto de arquivo

Joguei bastante bem hoje.

Era um jogo duro porque ela é muito agressiva, serviu muito bem, com muito kick e variação.

Ela tem um ténis muito recto e era difícil tomar conta do ponto, também porque no qualifying não há mudança de bolas e o jogo ficou lento e pesado.

Mas mantive-me fiel à minha tática de ser agressiva sem me deixar levar pelas emoções e joguei bem e determinada os pontos importantes no match tie-break”, analisou a tenista de 21 anos.

Depois de chegar à segunda ronda nos dois últimos eventos (os torneios de 60.000 no Jamor e 25.000 dólares no Clube Escola de Ténis de Oeiras), Francisca Jorge aguarda agora pelo desfecho da fase de qualificação para saber quem defronta na primeira ronda de amanhã.

É importante para mim passar o qualifying e estar no quadro principal por mérito meu e não por ter um wild card, porque mostra que tenho nível para lá estar”, referiu.

A fase de apuramento para o quadro principal não ficou concluída porque a chuva apareceu para estragar a programação.

Além do encontro de Francisca, apenas mais dois terminaram nesta segunda-feira. No total, seis embates foram reagendados.

Nesta terça-feira dá-se início à luta pelo título

Nesta terça-feira dá-se início à luta pelo título e a vimaranense volta ao court para o seu duelo nunca antes das 12 horas e com adversária por definir.

Na variante de pares, destaque para o primeiro compromisso das duplas Matilde Jorge e Ana Filipa Santos e Carolina Azadinho com Inês Oliveira, derradeiros encontros dos courts Central número três, respetivamente.

Parceiros

Deixe uma resposta