Frederico Morais e Teresa Bonvalot vencem o Figueira Pro
Teresa Bonvalot - Foto: Jorge Matreno/ANSurfistas
Share the post "Frederico Morais e Teresa Bonvalot vencem o Figueira Pro"
Frederico Morais e Teresa Bonvalot conquistaram este domingo o Allianz Figueira Pro, a primeira prova de surf a retomar em todo o Mundo e aquela que marcou o arranque da Liga MEO Surf 2020, a principal competição de Surf em Portugal que define os títulos máximos de campeões nacionais.
Depois de o dia final da etapa figueirense ter-se iniciado na Praia da Murtinheira, a prova deslocou-se para o Cabedelo ao final da tarde para coroar os campeões, que asseguraram automaticamente a liderança do ranking da corrida ao título nacional e também da Allianz Triple Crown.
Frederico e Teresa foram os primeiros vencedores de uma prova de surf depois da paragem causada pela pandemia do Covid-19.

Frederico Morais alcança pela a segunda vez o lugar mais alto do pódio
Esta foi a segunda vez que Frederico alcançou o lugar mais alto do pódio na Figueira da Foz, depois de o já ter feito em 2012.
A última vez que Kikas tinha vencido na Liga MEO Surf havia sido em 2016, em Sintra – a partir de 2017 juntou-se à elite mundial e deixou de ser presença regular na Liga.
São já 13 vitórias em etapas para o currículo. Foi também um regresso em beleza à competição do único surfista português que compete no circuito mundial da WSL.
Frederico Morais, vencedor do Allianz Figueira Pro e membro do circuito mundial da WSL
“É ótimo estar de voltar e competir. Voltar para casa soube muito bem. Foi perfeito para dar-me ritmo e voltar a dar outra intensidade ao meu surf.
Partilhar a final com o Filipe Jervis foi especial, uma vez que somos muito amigos e passámos muito tempo juntos durante o campeonato.
Regressar à Figueira e vencer uma etapa que contou com imensos jovens surfistas cheios de talento sabe muito bem. A minha ida à Ericeira depende da decisão da WSL sobre o regresso ou não do WCT, mas em princípio lá estarei”.

Teresa Bonvalot deu sequência à vitória com que fechou 2019
Já Teresa Bonvalot, que deu sequência à vitória com que fechou a temporada de 2019, em Carcavelos, conquistou a 17.ª (!) etapa da carreira na Liga MEO Surf, isto com apenas 20 anos.
Foi o terceiro triunfo alcançado pela jovem de Cascais na Figueira da Foz, depois de já o ter feito em 2017 e 2018.
Teresa Bonvalot, vencedora do Allianz Figueira Pro e vice-campeã nacional em título
“Foi um dia muito longo, mas estou super feliz. Foi a melhor maneira de regressar à competição. Não estava a ouvir os scores, mas vi que a Carolina tinha apanhar boas ondas.
Felizmente, na última onda consegui encaixar bem as primeiras manobras. A Figueira da Foz nunca me deixa desiludida. Foi aqui que fiz o único 10 da minha carreira. Saio daqui com uma sensação incrível”.

Prova feminina a primeira a entrar na água
Durante o período da manhã foi a prova feminina a primeira a entrar na água, com a praia da Murtinheira a mostrar-se um palco de grande potencial para receber os melhores surfistas nacionais.
Foram realizadas três rondas femininas e duas masculinas em ondas com tamanho e muita qualidade, que acabaram por proporcionar um espetáculo digno de nível internacional.
Frederico Morais teve se impor o seu nível
Frederico Morais, nos homens, foi um dos grandes destaques durante este período, aproveitando da melhor forma este regresso à competição. Nas duas vezes que entrou em ação conseguiu dois triunfos sólidos, sempre com scores acima dos 15 pontos.
Na segunda vez, já nos quartos-de-final man-on-man teve se impor o seu nível para eliminar o jovem Guilherme Ribeiro, que já havia sido o responsável pela eliminação surpresa de Vasco Ribeiro na ronda 3.

Jovens estiveram em grande plano
Os jovens estiveram em grande plano ao longo da prova, com Afonso Antunes, de 16 anos, a ter carimbado na Murtinheira a passagem às meias-finais, ele que está a regressar à competição depois de ter fraturado uma perna no início do ano.
Filipe Jervis, que deixou pelo caminho o campeão nacional Miguel Blanco, e Tomás Fernandes, que também esteve sempre em nível alto, foram os outros surfistas a apurarem-se para a decisão da prova no Cabedelo.
Uma surfista júnior a intrometer-se na luta pelo triunfo final
Já na prova feminina também houve uma surfista júnior a intrometer-se entre as mais experientes na luta pelo triunfo final.
Depois de uma manhã em que a campeã nacional Yolanda Hopkins conseguiu algum destaque, a ronda 3 aconteceu já ao início da tarde, em ondas bem desafiantes.
Yolanda e Teresa Bonvalot foram as surfistas a qualificar-se no primeiro heat, enquanto no segundo, que foi vencido por Carolina Mendes, a jovem Kika Veselko conseguiu a sua vaga nas meias-finais, depois de deixar pelo caminho a campeã nacional de 2018 Camilla Kemp.
Kika acabou por só cair frente a Teresa Bonvalot nas meias-finais, já no Cabedelo, após um heat com algum equilíbrio.
Na outra meia-final Carol conseguiu vencer a campeã nacional após uma bateria muito renhida e decidida já perto da final. Yolanda falhou assim a primeira final em mais de um ano, depois de ter feito todas as finais da Liga MEO Surf em 2019, falhando a revalidação do título da etapa.
Carolina Mendes e Teresa Bonvalot encontraram-se assim pela quinta vez em finais da Liga. Com duas finais para cada lado, o Cabedelo desempatou a contenda, com o triunfo a cair para Teresa.
A final foi decidida já nos instantes finais, com Teresa a conseguir virar a bateria com uma onda de 8,40 pontos, que a deixou com um score de 16,05 contra 12,85 da adversária.
Meias-finais masculinas
Já do lado masculino as meias-finais trouxeram um triunfo de Filipe Jervis frente a Afonso Antunes, num heat em que ambos estavam a lutar pela primeira final da carreira na Liga MEO Surf.
Jervis conseguiu mesmo esse feito, aos 29 anos, enquanto Afonso, apesar da derrota, conseguiu o melhor resultado da carreira no circuito. Na outra meia-final Frederico Morais superiorizou-se a Tomás Fernandes e avançou para a final.
Já com o sol a despedir-se após uma longa e memorável jornada no último dia do Allianz Figueira Pro, Kikas acabou por dominar por completo a grande final. Frederico tomou a dianteira do heat desde início, colocando um score de 17,15 pontos, contra apenas 10,20 de Jervis, que terminou em combinação.
Próxima prova na Ericeira
Agora, a Liga MEO Surf segue para a Ericeira. É lá que de 3 a 5 de Julho se vai disputar o Allianz Ericeira Pro, a segunda etapa do circuito e também a segunda de três provas a contar para a Allianz Triple Crown.
Frederico e Teresa vão chegar à Ericeira na liderança dos dois rankings e com a licra amarela. Curiosamente, ambos já têm dois títulos nacionais e venceram pela última vez em 2015.

Visualize também
Pedro Lima homenageado pelos surfistas na Murtinheira
[divide icon=”circle” width=”medium”]
Texto: Associação Nacional de Surfistas
Fotos: Jorge Matreno / ANSurfistas