Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Freita Skyrunnig recebe Campeonato Nacional Skymarathon

Existem muitas corridas que utilizam a montanha como terreno de jogo. Contudo, não é só a altitude e a distância que definem o Skyrunning. Nem todas os percursos dispõem de um espírito Skyrunning que é transmitido pela verticalidade, desnível e dificuldade técnica do percurso escolhido.” (International Skyrunning Federation), a Freita Skyrunnig corresponde a todos estes factores.

Freita Skyrunnig

O Freita Skyrunnig é organizado pela Associação Desportiva e Cultural de Felgueira em parceria com a Câmara Municipal de Vale de Cambra e em cooperação com várias instituições públicas e privadas, a 5 de outubro.

Este evento faz parte do calendário Português de skyrunning e ainda das Skyrunner Portugal series competição internacional que chegou este ano a Portugal, através da FCMP – Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

A prova principal, o Freita skymarathon®, com 42 km e 2600 m D+, para além de eleger os Campeões Nacionais nesta disciplina, atribui pontos para o troféu Nacional de Clubes e ainda para as Skyrunner Portugal Series.

O Freita skrace com 25 km e 1500 m D+, conta também para o troféu nacional da juventude – Sub-23. Esta prova é mais acessível devido á distancia, ainda assim os atletas têm de transpor uma “parede” com 850 m D+ em 4 km de distância para chegar á meta.

Há ainda lugar a uma caminhada com aproximadamente 10 km para que todos possam participar neste evento e ao mesmo tempo apoiar os atletas em competição.

Serra da Freita paisagens de grande beleza

Num percurso que vai de encontro à filosofia do skyrunning, numa serra como a Serra da Freita, onde as paisagens são de grande beleza, atravessando espaços naturais de particular interesse como as cascatas das Porqueiras e da Mizarela, as pedras parideiras, o pico da Gralheira (com os seus 1050 metros de altitude), entre tantas outras aldeias serranas.

A Felgueira, local da partida deste evento, é uma aldeia às portas da Serra da Freita, com a marca de “Aldeia de Portugal“. Daqui poderão visitar locais como o Geopark Arouca, a Rota da Água e da Pedra e percorrer caminhos e trilhos das Montanhas Mágicas e do Vale Mágico.

Mais informação:

Sitio oficial do evento.

Página do evento.

Página do evento 2019.

Inscrições.

Página da organização.

Texto: Ricardo Fernandes
Fotos: Cedidas pela organização

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta