Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

BTT Desenferruja Canelas, paisagens de cortar a respiração

Mais uma edição do BTT “Desenferruja Canelas”, será o nono ano consecutivo de BTT “Desenferruja Canelas”, como já vai sendo hábito o domingo reservado para o evento é ultimo de setembro, dia 29!

A organização promete surpreender com novos trilhos, um traçado mais uma vez diferente, com passagem por novas paisagens, e passagem obrigatória pela margem do nosso Rio Mira.

BTT “Desenferruja Canelas”

A prova terá inicio e fim num pequeno lugar, de seu nome Vale Bejinha, um pequeno lugar, em tamanho geográfico e numero de habitantes, da freguesia de São Luís, concelho de Odemira.

A história económico-social de São Luís, passa obrigatoriamente por Vale Bejinha e Carrasqueira, houve noutros tempos exploração de minério no subsolo da Serra de São Domingos. E o cais da Casa Branca, era um dos portos fluviais com mais atividade, noutros tempos, para transporte do minério, e cereais, até aos dias de hoje se mantém os armazéns da Federação Nacional de Produtores de trigo, bem como o cais.

Obrigatoriamente, com a existência do Rio Mira, outra atividade económica existente, que se mantem até aos dias de hoje, a pesca artesanal não como atividade económica ou meio de subsistência, mas como atividade de lazer. Assim, como se mantém a produção de farinha no Moinho da Lage (coincidência ou não, está presente na fotografia do nosso cartaz).

A 9ª Edição BTT “Desenferruja Canelas” é organizada pela Associação de Moradores de Vale Bejinha e Carrasqueira que pretende promover a sua região.

“Prova” em si divide-se em 3 distâncias

A “Prova” em si divide-se em 3 distâncias, 25Km passeio acessível a todos os interessados em passear, 45Km Meia-Maratona um percurso dificuldade média com acumulado positivo cerca de 800m, e 75km Maratona com um percurso dificuldade média, alta, com acumulado positivo cerca de 1600.

É mais uma vez um percurso com singles tracks, com paisagens de cortar a respiração, com passagem obrigatória pelo Rio Mira, subidas com alguma dificuldade, compensado esforço com a paisagem cimo das serras. É uma prova que é realizada dentro de uma Zona protegida, em que a natureza ainda se mantém intacta.

A 9ª Edição BTT “Desenferruja Canelas” vai mais uma vez “premiar” os 3 primeiros atletas masculinos e femininos nas duas distâncias, maratona e meia-maratona, assim como os 3 primeiros atletas dos respetivos escalões nas duas distâncias (ver regulamento, disponível na plataforma Apedalar). O percurso de 25km apenas tem escalões de formação.

Prova inserida na Taça Concelhia de Odemira, taça essa promovida pelo Município de Odemira para dinamizar os desportos ao ar livre, e o território de excelência para a pratica de BTT.

Página da organização.

Página do evento.

Inscrições.

Texto: BTT Desenferruja Canelas
Fotos: Paula Silva – Photography

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta