Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Funchal recebe Taça da Europa de Triatlo

Nos dias 19 e 20 de outubro chega 4ª edição da Taça da Europa do Funchal e a segunda da Taça do Mundo de Paratriatlo

Taça da Europa do Funchal

Este evento internacional é constituído pela Taça da Europa de Triatlo que se irá realizar no dia 19 de outubro e a Taça do Mundo de Paratriatlo que terá lugar no dia 20, provas que decorrerão no Clube Naval do Funchal – Posto Náutico de São Lazaro.

Funchal

O segmento de natação é feito no cais na cidade do Funchal, os atletas terão a seguir um percurso de ciclismo duro e técnico e um segmento de corrida plano. No dia 19 de outubro, antes da Taça da Europa, realiza-se o Aquatlo do Funchal, uma prova dirigida a grupos de idade.

A Taça da Europa é uma prova de elite disputada na distância sprint e onde irão participar 17 atletas nacionais, sete femininas e dez masculinos. Alinharão à partida desta competição Ana Ramos, Inês Oliveira, Inês Rico, Lúcia Vera Cruz, Madalena Almeida, Maria Tomé, Mariana Vargem, Alexandre Montez, Alexandre Nobre, João Mansos, José Vieira, Miguel Arraiolos, Miguel Tiago Silva, Pedro Afonso Gaspar, Pedro Mendes, Tiago Fonseca e Ricardo Batista.

Funchal

Taça do Mundo de Paratriatlo

O dia 20 está reservado à Taça do Mundo de Paratriatlo onde os melhores paratriatletas do mundo marcarão presença, entre eles Filipe Marques da categoria PTS5, Rodolfo Alves na categoria PTVI e José Mendonça na categoria PTS3.

Horário das provas

No dia 19 de outubro, o evento começa às 9h com o Aquatlo do Funchal. A prova da elite feminina inicia às 14h15 e a elite masculina tem a partida marcada para as 16h15.

Aquatlo do Funchal: 19 de outubro, 9h30.

Taça da Europa do Funchal: 19 de outubro, 14h15 – elite feminina / 16h15 elite masculina.

Taça do Mundo de Paratriatlo: realiza-se no dia 20 de outubro, às 9h30.

Em 2018 participaram nesta prova 15 portugueses, cinco triatletas femininas e dez triatletas masculinos. Ricardo Batista foi o primeiro triatleta português a cortar a meta e alcançou a sexta posição da geral na final da Taça da Europa de elite, um excelente resultado para o triatleta de apenas 17 anos. Na prova feminina, Gabriela Ribeiro foi a melhor triatleta nacional conquistando o 10º lugar.

Organização da Taça da Europa do Funchal

O Triatlo do Funchal é uma organização da Associação Regional de Triatlo da Madeira (ARTM), com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal (FTP) e apoio institucional do Governo Regional da Madeira / SR Turismo e da Câmara Municipal do Funchal (CMF).

Texto / fotos: Federação Triatlo Portugal

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta