Ginástica Artística | Filipa Martins foi a primeira portuguesa na final do Campeonato do Mundo
Share the post "Ginástica Artística | Filipa Martins foi a primeira portuguesa na final do Campeonato do Mundo"
Filipa Martins voltou hoje a fazer história, na final All-around do Campeonato do Mundo de Ginástica Artística.
Depois de se ter tornado a 1ª ginasta portuguesa a ser apurada para a final All-around de um Campeonato do Mundo, na 23ª posição da tabela classificativa e com 54,532 pontos, Filipa Martins partiu para a final confiante e com o objetivo de ficar entre a 18ª e 20ª posição da tabela final, desafio lançado pela treinadora Cristina Gomes.
Filipa Martins conseguiu superar o desafio lançado, terminado a sua prova com a pontuação total de 54.732 pontos, assegurando assim a incrível 16ª posição desta final All-around.
Nas Paralelas Assimétricas, a ginasta lusa teve a sua melhor pontuação de sempre neste aparelho, 13.966 pontos. A sua 2ª melhor nota foi obtida com o exercício de Saltos, 13.800 pontos, seguindo-se a Trave, 13.533 pontos e o Solo, com 13.433 pontos. Com este resultado, Filipa Martins marca definitivamente a história da Ginástica Artística Feminina portuguesa.
“ Estou muito contente e orgulhosa do trabalho que fiz em prova. Voltei a fazer exercícios limpos, sem falhas, e superei as minhas expectativas com este 16º lugar! Foi uma sensação incrível estar do lado de dentro de uma final como esta. Adorei o ambiente, gostei muito de ver as ginastas todas a torcerem umas pelas outras, independentemente do país de cada uma. Não senti qualquer tipo de pressão. Nervosismo sim, porque foi a 1ª vez que estive num ambiente destes, mas nenhuma pressão. Não tinha nada a perder, aliás, só tinha a ganhar, por isso estava bastante tranquila. Consegui desfrutar de cada momento e senti um enorme prazer depois de realizar cada exercício. Foi espetacular!” afirmou Filipa Martins.
Simone Biles (EUA) sagrou-se, pela 2ª vez consecutiva, a campeã do Mundo All-around, assegurando o Ouro com 60.231 pontos. A ginasta Romena Larisa Lordache garantiu a Prata, com 59.765 pontos e os Estados Unidos da América ocuparam também o 3º lugar do pódio desta final All-around, representados pela ginasta Kyla Ross, com 58.232 pontos.
Texto: Federação de Ginástica Portuguesa
Fotos de: Carlos Alberto Matos / Federação de Ginástica Portuguesa