Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Gondomar, um concelho que apoia e promove desporto

Mês de Dezembro, o mês dedicado em praticamente todo o país às São Silvestre, Gondomar desde 2016 não é excepção.

São Silvestre de Gondomar

A 4ª Edição da São Silvestre de Gondomar, realizou-se em Gondomar e foi uma organização do Município de Gondomar juntamente com a EventSport. O evento foi composto por uma corrida cronometrada de dez quilómetros e uma caminhada de quatro quilómetros sem fins competitivos.

Gondomar
Foto: EventSport

Levantamento dos dorsais

O levantamento dos dorsais e kit’s decorreu no dia anterior num espaço comercial do concelho e durante a manhã do dia do evento no mesmo espaço comercial e durante a tarde até à hora da prova na Câmara Municipal de Gondomar, o levantamento decorreu sem confusão e demoras.

O kit incluía a t-shirt oficial da prova, dorsal e alguns folhetos publicitários.

Gondomar
Foto: EventSport

Tiro de partida

Depois de algumas palavras da Vereadora do Desporto, às 21 horas em ponto foi dado o tiro de partida em frente à Câmara, logo de seguida lançado o fogo de artíficio ao qual a chuva se quis juntar mas algo passageiro.

Uma partida em paralelo mas que rapidamente terminava, logo de seguida parte muito rapída, com passagem junto do Monumento ao Ourives e à Ourivesaria, logo de seguida uma descida até chegar ao retorno da prova, feito o retorno aos 4 km começa a parte mais dura da prova, quase toda de subida.

Gondomar
Foto: EventSport

Aos 5km um abastecimento de água, depois de mais um pouco a subir, vem a descida da Rua 25 de Abril, dava para recuperar um pouco para o que ainda vinha a seguir, passagem pelo Auditório Municipal é vez de subir mais um bocadinho.

Os quilómetros finais foi um constante sobe e desce, mais subida, que descida, a maior descida essa foi feita junto ao Quartel dos Bombeiros Voluntários.

Os atletas tiveram sempre grande apoio em várias zonas do percurso, mas mereciam ainda mais visto a prova toda ela passar por zona habitacional.

Foto: EventSport

São Silvestre de Gondomar a crescer

Comparando os números deste ano, em comparação aos do ano anterior, nota-se um crescimento no número dos inscritos, com a organização a superar as expectativas, foram praticamente 1000 os inscritos na corrida e caminhada, com perto de 800 inscritos na corrida.

Infelizmente o mau tempo que se fez sentir nas horas anteriores à prova fez com que muita gente não comparecesse na hora de partida. Mas mesmo assim foram perto de 600 os atletas a terminar a prova.

Uma prova que a meu ver tem tudo para continuar a crescer de ano para ano e sem dúvida merece ter bem mais atletas em estrada.

Foto: EventSport

Tiago Pinto o vencedor numa final com emoção

A prova do lado masculino foi ganha por Tiago Pinto da equipa Douroconta Trail Team com 00:33:09, em segundo lugar Bruno Silva da equipa Maia AC com 00:33:15 e a fechar o pódio Pedro Rodrigues da equipa Clube Académico de Mogadouro com 00:33:31.

Foto: EventSport

A vencedora feminina foi Niata do Salgueiros

Do lado feminino a prova foi ganha por Niata do Salgueiros SC com 00:38:50, em segundo lugar Bárbara Magalhães da equipa Associação Recreativa Luz e Vida Gondomarense com 00:40:32 e a fechar o pódio Daniela Gregório da equipa Escola de Atletismo da Trofa – EAT com 00:40:35.

Filomena Correira e Adelaide Veludo – Foto: Objetiva em movimento

Adelaide Veludo e Filomena Soares levam OPraticante.pt ao pódio

A equipa OPraticante.pt esteve mais uma vez representada nesta prova com um total de 11 atletas.

Os resultados que obtiveram foram os seguintes: Tiago Lopes – 00:40:27; Miguel Santos – 00:46:38; Carlos Morais – 00:48:15; Célia Neto – 00:49:07; Adelaide Veludo – 00:53:18; Miguel Oliveira – 00:53:53; Telma Silva – 00:53:53; Licínia Silva – 01:01:55; Nuno Teixeira – 01:01:55; Helena Santos – 01:03:04; Filomena Soares – 01:11:49.

Célia Neto e Helena Santos de OPraticante.pt – Foto: Objetiva em movimento

Dos 11 atletas que representaram OPraticante.pt, dois obtiveram pódios individuais no escalão de Vet65 sendo a primeira Adelaide Veludo e a segunda classificada Filomena Soares, ambas já nos habituaram a subir consecutivamente ao pódio nos eventos em que marcam presença. De salientar ainda o excelente 5º Lugar da atleta Célia Neto em Vet35.

Foto: Objetiva em movimento

Colectivamente a Run River – Escola de Atletismo de Rio Tinto foram os vencedores, seguidos das equipas do Sporting Clube de Espinho / António Leitão e de Nascidos para Correr, a equipa de OPraticante.pt ficou em 18º lugar.

Foto: Objetiva em movimento

Município de Gondomar e EventSport uma parceria de sucesso

Ambos têm vindo a fazer um excelente trabalho neste Município com excelentes provas e todas elas sempre com um grande número de atletas mas merecedoras de muito mais.

Infelizmente nem sempre os habitantes ajudam, ao não saírem à rua e apoiarem os atletas, visto ser um concelho que apoia e muito o desporto merecia bem mais público nas estradas.

Gondomar
Foto: Objetiva em movimento

Não é em todo o lado que os habitantes de um Concelho se podem orgulhar de ter quem apoie o desporto e até o pratique, nisso Marco Martins Presidente da Câmara e Sandra Almeida Vereadora do Desporto dão o exemplo e muito bem.

Que o excelente trabalho entre o Município e a EventSport continue por muito tempo.

Gondomar
Foto: Objetiva em movimento

Texto: Helena Santos
Fotos: EventSport / Objetiva em Movimento

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta