GRANDE PRÉMIO DE S. JOÃO REGISTA RECORDE
A edição deste ano do Grande Prémio de S. João (atletismo – 10 kms), agendada para o próximo sábado, dia 24, superou todas as expectativas.
O evento garantiu um número recorde de participantes, com meio milhar de atletas a optarem por vir correr a Évora a popular prova alentejana, que conta já com “41 anos de idade”.
Leia também
S. JOÃO ATRIBUI RECORDE NACIONAL NOS 5 KMS
Fonte: Évora Desporto
Meio Milhar de participantes no Grande Prémio de S. João
Este ano, com o percurso homologado pela Federação Portuguesa de Atletismo, a grande novidade reside no facto da prova eborense consagrar os primeiros recordistas nacionais (fem. e masc.) nos 5 quilómetros, uma vez que a corrida, uma das mais rápidas de Portugal, cumpre os requisitos exigidos pelas instituições nacionais e internacionais.
No dia da prova estará presente um medidor oficial da Federação Portuguesa de Atletismo.
Desta forma, estão reunidas todas as condições para um grande evento desportivo, que volta a ter o Complexo Desportivo de Évora (CDE) como o centro nevrálgico de toda a ação, já que a partida e a chegada acontecem no interior deste equipamento desportivo.
“…um grande evento desportivo…”
O vereador da Câmara Municipal de Évora com o pelouro do desporto, Alexandre Varela, frisa que “estamos a contar os dias e as horas para um grande evento desportivo.
A consagração da nossa prova no Calendário Nacional, nesta distância, como já sucede com a Meia de Évora nos 21 kms”.
“A presença de meio milhar de atletas é, por si só, sinal do agrado que o GP de S. João desperta junto do mundo da corrida nacional, em que a inscrição de atletas vindos de várias regiões do país é um dos exemplos mais evidentes.
Contudo, não posso deixar de transmitir uma palavra de incentivo e reconhecimento ao enorme número de corredores de Évora.
Uns em nome coletivo, e outros sem clube, mas que, ano após ano, fazem questão de marcar presença na popular corrida da sua cidade.
Uma palavra também de agradecimento à Caixa de Crédito Agrícola que é o patrocinador da prova”.
“Para os que vêm de fora, cada vez em maior número, votos igualmente de uma excelente prestação desportiva.
Que a presença na nossa cidade, Capital Europeia da Cultura em 2027, seja sinónimo de boas recordações, com a Feira de S. João a constituir uma proposta complementar a seguir à prova”, salienta ainda Alexandre Varela.
Percurso consensual
Depois da estreia positiva deste percurso no ano passado, a Câmara Municipal de Évora, que conta com o apoio técnico da Associação de Atletismo de Évora, decidiu “não mexer em equipa que ganha”, reforçando o estatuto do Grande Prémio de S. João como uma das provas de 10 quilómetros mais rápidas de Portugal.
Com partida da pista do CDE, os atletas terão de se dirigir em direção à Rotunda das Portas do Raimundo; Avenida Dom Nuno Alvares Pereira; Porta Velha da Lagoa; Circular da Muralha; Rotunda das Portas de Aviz (sem entrar na rotunda) e regressar ao Complexo, por duas vezes.
Tendo em conta as previsões atmosféricas, que apontam para uma temperatura anormal para a hora da corrida, a autarquia irá reforçar os abastecimentos, previstos para:
o Km 2,5 – Primeira passagem pelo Aqueduto;
Km 5 – Dentro do Complexo Desportivo, entrada para a segunda volta
e Km 7,5 – Segunda passagem pelo Aqueduto.
Paralelamente, existirão, ao km 3 e 8, pontos de refrescamento.
Com partida pelas 21h00, a 41ª edição da popular corrida da Feira de S. João irá distribuir um total aproximado de dois mil euros em prémios monetários, distribuídos equitativamente pelos dois géneros.
Tanto o vencedor feminino como o vencedor masculino irão receber cada um 200 euros.
Haverá ainda prémios monetários para os 10 primeiros classificados gerais Masculinos e Femininos e três primeiros classificados de cada escalão.
Run Kids
No domingo de manhã será a vez dos mais novos se divertirem no Grande Prémio de S. João com a realização, uma vez mais, do Run Kids, a partir das 09h00, que também superou as expetativas com a inscrição de mais de duas centenas de jovens atletas.