TUDO A POSTOS PARA PORTUGAL
Começam hoje as provas da primeira divisão do Campeonato da Europa de Equipas, Portugal vem à pista de treino, instalações adjacentes ao estádio Silésia, onde ontem terminaram a competição os países que integravam as segunda e terceira divisão.
Nestas competições, na manhã de ontem, asseguraram a subida à segunda divisão as equipas da Irlanda, Áustria e Israel.
Na jornada da tarde, na segunda divisão, os três países no topo, que sobem à primeira divisão, são a Hungria, a Ucrânia e a Lituânia, enquanto Islândia, Luxemburgo e Moldávia são relegadas à terceira divisão.
Equipa jovem estreia-se no Campeonato da Europa de Equipas
Portugal, com uma equipa jovem, apresentará vários atletas que se estreiam na competição, dando-se nota a Arialis Martinez, atleta que estará nos blocos das provas de 100, 200 e 4×100 metros.
“Para mim é uma alegria enorme poder defender Portugal numa competição destas. Nunca o fiz e, para já, está a ser uma experiência incrível“, diz a atleta que ontem celebrou o seu aniversário.
“Tem sido muito bom o acolhimento da equipa e o ambiente que nos é transmitido“ refere a atleta feliz pelo reconhecimento dos seus colegas de seleção.
No entanto a portuguesa está fixada na competição, começando hoje por correr os 100 metros na série principal.
“Estou muito focada na minha participação, tentando dar o máximo de pontos para a equipa numa experiência que nunca tive antes.
Não deixo de ter em mente que os bons resultados serão fundamentais para a minha presença nos próximos campeonatos do Mundo”, concluiu a atleta, visivelmente adaptada ao calor que se tem sentido durante as tardes polacas.
Carlos Nascimento entre os mais experientes
No outro lado, entre os mais experientes, a começar já hoje, teremos Carlos Nascimento, que já vai na sua quarta presença, mas que também já esteve nos Jogos Europeus anteriores (2019, Minsk), onde conquistou a medalha de ouro nos segundos Jogos.
Outro atleta experiente é Ricardo dos Santos, que conta com cinco participações (400 e 4×400 m), também ele medalhado nos Jogos Europeus de Minsk (bronze na estafeta mista), o mesmo se passa com Cátia Azevedo, com cinco presenças nas mesmas disciplinas e também medalhada em Minsk.
Marta Pen contabiliza quatro presenças (800 e 1 500 metros), tal como Anabela Neto (altura) e Marta Onofre (vara).
Depois deles, avultam os nomes de Isaac Nader, com duas presenças, uma delas, em 2021, conquistou o triunfo na SuperLiga nos 3 000 metros, precisamente neste mesmo estádio, tal como Liliana Cá, a grande vencedora do lançamento do disco em 2021.
Nota especial para Lorene Bazolo, que entre 2017 e 2021 representou Portugal nos 100, 200 e 4×100 metros contribuindo bastante para a chegada de Portugal à elite europeia.
Portugal quer manter-se na primeira divisão
Hoje Portugal começa em competição direta com as restantes 15 formações que integram a primeira divisão.
Em jogo, para além da classificação coletiva, em que a equipa luta por se manter na elite europeia, também está em equação a classificação individual, com as medalhas dos Jogos Europeus a decidirem-se entre as marcas das três competições.
E aqui, os atletas da primeira divisão têm a vantagem de já conhecem os resultados das outras duas divisões, onde estiveram atletas de topo que marcam muito a diferença para os pódios:
como o esloveno Kristian Ceh que lançou o disco a 69,94, Recorde dos campeonatos;
a ucraniana Maryna Bekh-Romanchuk, que saltou 14,58 m no triplo;
ou a albanesa Luísa Gega, que venceu os 3000 m obstáculos (depois de já ter vencido os 5000 metros, somando 11 vitórias no total das suas presenças).
As provas terão o seu início às 16h15 (15h15 em Portugal continental e na Madeira), com o lançamento peso feminino, com Auriol Dongmo a lutar pelas medalhas e pelo triunfo.
A competição pode ser acompanhada pela transmissão da RTP 2 e/ou RTP Play, ou pelo site AllAthletics, da European Athletics.