Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Sub-16 obtêm grande Vitória na abertura das Olimpíadas

A seleção de Portugal iniciou da melhor forma a participação nas Olimpíadas de Sub-16, com um triunfo histórico na primeira jornada sobre o Azerbaijão.

Triunfo histórico de Portugal Sub-16

A equipa de Portugal defrontou na mesa 4 a forte equipa azeri e os jogadores lusos mostraram toda a potencialidade do seu xadrez, confirmando desde logo a razão da presença nas Olimpíadas de Sub-16, que levam à cidade de Konya (Turquia) os maiores talentos mundiais da categoria. Os portugueses venceram por 2,5-1,5 e já se tornaram na sensação da prova.

sub-16

No encontro com o Azerbaijão, José Francisco Veiga, na primeira mesa, e José Guilherme Santos, na terceira, obtiveram, com as peças brancas, os dois triunfos parciais para Portugal, frente a dois mestres internacionais, enquanto Bruno Martins, no segundo tabuleiro, de negras, conseguiu um excelente empate, também frente a um mestre internacional. Apenas Ricardo Paulos Fernandes, na quarta mesa, com as peças negras, foi derrotado.

O triunfo de Portugal na ronda inaugural coloca a nossa seleção na liderança do torneio, juntamente com outras 19 equipas, com 2 pontos. A seleção lusa é a número 27 da competição, na qual estão envolvidas 45 equipas.

As Olimpíadas de Sub-16 têm nove jornadas e terminam no dia 2 de dezembro.

Os xadrezistas já tinham tido oportunidade, bem recentemente no Campeonato Europeu de Jovens, que decorreu Riga (Letónia), de demonstrar o seu valor, com alguns a saírem do evento melhor classificados, do que entraram para a competição.

1.ª Jornada:

Portugal – Azerbaijão, 2,5-1,5.

Resultados parciais:

José Francisco Veiga (MF, 2305) – Abdulla Gadimbayli (MI, 2419), 1 – 0;
Muhammad Muradi (MI, 2420) – Bruno Martins (2205), empate;
José Guilherme Santos (2113) – Kanan Garayev (MI, 2406), 1 – 0;
Govhar Beydullayeva (MFF, 2202) – Ricardo Paulos Fernandes (2096), 1 – 0.

Na equipa portuguesa descansou Filipa Pipiras.

[dividir ícone = “círculo” width = “médio”]

Texto / Fotos: Federação Portuguesa de Xadrez

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta