COMEÇA HOJE A MAIS ICÓNICA CORRIDA DE MONTANHA

Foto: Everest Trail Race by Tuga

Hoje sexta-feira começa a corrida de montanha, de trail running com 6 etapas, 170 km e 26.000 metros de ganho de elevação no Himalaia do Nepal.

Site oficial

Começa a Everest Trail Race, a corrida de montanha mais icónica

Imagine que hoje é o último dia em que você pode tomar banho em um banheiro convencional enquanto se prepara para participar de uma competição no local do planeta onde estão as montanhas mais altas e bonitas do mundo.

Montanha
Foto: Everest Trail Race by Tuga

Nos Himalaias do Nepal, na região de Solukhumbu, não há luxos para os participantes da Everest Trail Race by Tuga.

Participantes que a partir de domingo, vão partilhar com dezenas de corredores uma experiência pessoal que durará a vida toda.

A prova, que já vai na sua décima primeira edição, gera uma atracção para os corredores que os faz regressar a uma prova onde deverão transportar todo o necessário a nível técnico durante os 6 dias de competição (saco-cama incluído).

A organização propõe o percurso diário, abastecimentos sólidos e líquidos e um acampamento em cada extremo da etapa onde dormem numa tenda com almoço, jantar e pequeno-almoço.

E o banho após o esforço diário com um balde d’água. E é o mesmo para todos.

Suman Kulung Raim é o favorito para vencer esta edição

O favorito para vencer a Everest Trail Race by Tuga é o corredor nepalês Suman Kulung Rai que procura uma nova vitória depois de vencer as edições de 2017, 2019 e 2023.

Montanha
Suman Kulung Raim – Foto: Everest Trail Race by Tuga

Uma longa viagem de 200 km e 9 horas de ônibus de Katmandu a Dhap levou os participantes ao acampamento a 2.947 metros acima do nível do mar, onde começará o primeiro dia.

O terreno da Everest Trail Race by Tuga é múltiplo e variado. Percorre principalmente por trilhos de montanha, utilizados pelos habitantes locais para se deslocarem.

Em parte segue itinerários movimentados e em parte está fora dos percursos habituais de trekking e do trânsito de pessoas.

Existem muito poucos trechos sem desníveis, sejam eles positivos ou negativos.

São frequentes as áreas de degraus de pedra, combinando áreas florestais, passagem por uma infinidade de cidades e áreas de alta montanha desmatadas.

Hoje sexta-feira a aventura começa para todos com a primeira etapa: 23 km entre Dhap e a meta de Chyangsyngma a 3.500 metros de altitude.

Mais frio que o normal e muito lamacento depois das últimas chuvas de monção.

Parceiros

Deixe um comentário