OURÉM CITY RACE – A CAMINHAR OU A CORRER: MEXA-SE
Ourém, na manhã de 24 de novembro, vai ser o palco da mais um descontraído evento de corrida com o mapa da cidade.
Depois da organização do Campeonato Nacional BTT-O, em Casal dos Bernardos, a Associação Recreativa Bernardense (ARB), vai assumir o I Ourém City Race.
Uma coorganização do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém, com o apoio do apoio do Clube de Aventura e Orientação de Sintra, da Federação Portuguesa de Orientação, do município de Ourém e de OPraticante.pt como média partner.
Inscrições até 19Nov
Ainda com prazo limite de inscrição até 19Nov (terça-feira), inscreveram-se no I Ourém City Race, mais de 140 participantes de 21 clubes e escolas.
Desporto é formação para a vida; é criar valor na educação dos jovens
Mais um evento que pretende contribuir para a redução do sedentarismo, muito oriundo pela via digital.
A prática desportiva regular desenvolve nos jovens capacidades psicomotoras e de personalidade que contribuem para fortificar o desenvolvimento da sua personalidade.
A Orientação é uma modalidade de inegável valor formativo e educativo, fruto das suas características próprias que combinam competências físicas e cognitivas.
Melhora as capacidades, cardíacas e musculares, e desenvolve um conjunto de atributos cognitivos (concentração, tomada de decisão em tempo reduzido, dimensão geoespacial dos locais), que ficam para a vida.
Melhorar a capacidade de memória espacial percebida
Segundo o estudo académico da canadiana Emma E. Waddington, publicado a 20 de janeiro de 2023, conclui que
“a prática de desporto com treino cerebral em simultâneo, contribui para combater o declínio cognitivo relacionado à idade;
e os praticantes de Orientação tem uma análise espacial e memória mais proficientes na idade adulta“.
Partidas e chegadas na Centro de Exposições de Ourém
Nesta senda, I Ourém City Race, vai ter as partidas e chegadas na Centro de Exposições de Ourém.
Um espaço com condições para abrigar os participantes da intempérie, dando condições todos os praticantes inscritos poderem abanicar o corpo pelas ruas intrépidas da cidade de Ourém e seu parque linear.
Com uma partida em massa todos vão ter de gerir a ansiedade de uma partida simultânea, manter a concentração para decidir na escolha das melhores opções e garantir uma regularidade na execução do seu percurso.
Com mapa novo elaborado pelo Professor João Vitor do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém, será apresentado na escala 1/5000, numa página A4.
Terá percursos do “bernardense” Tiago Lopes que desenhou, na maioria dos percursos, duas parelhas de voltas para dispersão dos praticantes e tornar o evento super desafiante.
Bom momento para aprender e ter o primeiro contacto
Para quem pretende aprender e iniciar-se nesta prática desportiva, existiram vários outros pequenas atividades indoor disponíveis para todos os participantes.