Isabel Vedor e Paulo Costa sagram-se campeões nacionais

Campeonato Nacional Master de Pentatlo ao Ar Livre

A pista de atletismo do complexo desportivo das Laranjeiras, em Ponta Delgada, foi ontem (5 de Setembro) palco do Campeonato Nacional Master de Pentatlo ao Ar Livre.
Esta competição, composta pelas provas de 100m barreiras, salto em altura, lançamento do peso, salto em comprimento e 800m (para femininos), e salto em comprimento, lançamento do dardo, 200m, lançamento do disco e 1500m (para masculinos), destinada a atletas federados com mais de 35 anos, disputou-se durante toda a tarde e contou com uma pista em excelentes condições​, com equipamento adequado e com um tempo ameno e propício à prática desportiva.
Os vencedores masculinos da competição foram Paulo Costa do CDCJIV, no escalão de M35, com 1374 pontos, Marco Rodrigues, do ARSM, no escalão de M40, com 2397 pontos seguido de Orlando Alves, do CFB, com 2289 pontos e de Hélio Patrício, do NSSM com 1497 pontos. Já no escalão de M45, o vencedor foi Alexandre Monteiro, do UAP, com 1847 pontos, seguido de António Carvalho, do CFB, com 1039 pontos. No escalão de M55, José Piçarra do UAP, venceu com 1673 pontos, seguido do atleta açoriano individual – Manuel Moreno, com 1242 pontos.

Já nos escalões femininos, a grandes vencedoras foram Isabel Vedor, do CDSSC, no escalão de F35, com 425 pontos, Ana Macedo do UAP, no escalão de F40, com 969 pontos, de Luísa Monteiro, no escalão de F45, com 855 pontos, e de Ana Teixeira, atleta individual açoriana, do escalão de F50, com 659 pontos.
Destaque ainda para a atleta juvenil Ana Duarte, do UAP, que competindo extra competição, conseguiu novo record com 1124 pontos, para o lançador Paulo Castro (M50), do COP, que no lançamento do peso alcançou os 10,36m e para as melhores marcas do evento, almejadas por José Piçarra (M55) do UAP, na prova de 1500m, com o tempo de 5.18,01 e por Luísa Monteiro (F45) do UAP, na prova de 800m, com o tempo de 3.02,90.

Reinou a boa disposição e o ambiente de franco desportivismo e de incentivo mútuo entre os atletas oriundos de várias regiões do país, entre as quais, Lisboa, Coimbra, Porto e Faro.
A entrega de prémios foi efetuada num arrail que decorreu em Capelas, na presença de centenas de habitantes locais, contando com a presença de vários elementos da Associação de Atletismo de São Miguel (AASM) e da Associação Nacional de Atletismo Veterano (ANAV).

No rescaldo do evento, o presidente da ANAV – Alexandre Monteiro, não poupou em críticas nem em elogios. Começou por lamentar o facto de “não ter sido capaz de sensibilizar um número ainda maior de pentatletas do continente, para que pudessem participar no primeiro campeonato nacional de atletas veteranos (masters) realizado nos Açores, tendo a crise económica e os custos da viagem e da estadia afastado muitos interessados” e que “a adesão dos atletas Açorianos não tivesse sido tão grande quanto esperava”. Concluiu com rasgados elogios à AASM, referindo “Se não tivéssemos tido o apoio da direcção da AASM, através da presidente Fernanda Borba e do director técnico José Neves, assim como do nosso membro da direcção da ANAV, residente nos Açores – Hélio Patrício, jamais teríamos conseguido organizar este evento com tamanha qualidade” e que “há ainda um longo caminho a percorrer para fazer compreender a todos os cidadãos que o desporto de competição não termina aos 34 anos e que aqueles que chegam a essa idade e querem dar continuidade a uma prática desportiva saudável, devem fazê-lo de forma regulada, filiados nos clubes e associações locais e devidamente enquadrados por técnicos e outros colegas. Só assim o seu esforço e os resultados alcançados podem ter um significado que justificam as difíceis horas de treino e dedicação”.

Texto e foto: Ana Monteiro

Parceiros