JIMMY SILVA VENCE, JOSÉ BORGES CONQUISTA A TAÇA
Foto: Miguel Valério / FPC
A sexta e última Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano disputou-se este domingo na ilha de Santa Maria, nos Açores, encerrando a edição de 2026 da competição nacional.
Num fim de semana marcado por condições exigentes e pela decisão dos títulos, Jimmy Silva (Clube Caniço Riders – SOMEQ) venceu a prova na categoria Elite masculina. Contudo, foi José Borges (AD GALOMAR / FACCO) quem garantiu a conquista da Taça de Portugal de Enduro.
Fonte: UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo
Jimmy Silva vence a última prova, José Borges conquista a Taça
O atleta do Clube Caniço Riders – SOMEQ completou as especiais cronometradas em 17m58s920, superando José Borges por 30,55 segundos.
O terceiro lugar foi ocupado por Matias Camacho (Clube Caniço Riders – SOMEQ), a 1m11s600 do vencedor.
Apesar de não vencer a derradeira prova da época, José Borges, Campeão Nacional de Enduro, confirmou o triunfo na classificação geral da Taça. Jimmy Silva e Francisco Ferreira, ambos do Clube Caniço Riders – SOMEQ, terminaram nas posições seguintes.
Rodrigo Cerdeira e Ana Leite dominam nas E-Bikes
Nas bicicletas de assistência elétrica, Rodrigo Cerdeira (JR87racing Team-ADC Alfarazes-Guarda) voltou a ser o mais forte na categoria E-Elite masculina, assegurando igualmente a vitória final da Taça.
Na E-Elite feminina, Ana Leite (AXPO Team Vila do Conde) encerrou a temporada da melhor forma, somando mais um triunfo e confirmando uma campanha perfeita na competição.
Vitórias repartidas pelos restantes escalões
Nos restantes escalões, destacaram-se as vitórias de Matias Camacho (Clube Caniço Riders – SOMEQ) em Sub-23 masculinos e de Francisco Ferreira, da mesma equipa, em Sub-19 masculinos.
Francisco Correia, também do Clube Caniço Riders – SOMEQ, venceu em Sub-17 masculinos.
Nos Sub-15 masculinos, Gustavo Almada (Azpedal – MONBIKE) foi o vencedor do dia. Já em Sub-13 masculinos, o triunfo pertenceu ao seu colega de equipa Francisco Oliveira.
Em Sub-13 femininas, Mafalda Viveiros (CD Santo António) conquistou a vitória nos Açores.
Masters com vários vencedores
No que diz respeito às categorias de Masters, Tiago Duarte (Bicisintra / GásMucifal) venceu em Master 30 masculinos.
Pedro Ferreira (AD GALOMAR / FACCO) triunfou em Master 35 masculinos, enquanto Ivan Silva, da mesma equipa, foi o mais forte em Master 40 masculinos.
Os restantes vencedores foram Nuno Lopes (A.D.A.R. / OFIMOTO), em Master 45 masculinos, Luís Melo (CD Santo António), em Master 50 masculinos, e Nélio Sousa (Clube Caniço Riders – SOMEQ), em Master 55 masculinos.
Coletivamente, o Clube Caniço Riders – SOMEQ conquistou a vitória nesta última prova, seguido da AD GALOMAR / FACCO, em segundo lugar, e da A.D.A.R. / OFIMOTO, na terceira posição.
Conhecidos os vencedores finais da Taça de Portugal de Enduro
Com o encerramento da competição, ficaram definidos os vencedores finais de todas as categorias da edição de 2026 da Taça de Portugal de Enduro.
Além de José Borges, na Elite masculina, conquistaram os respetivos títulos Matias Camacho, em Sub-23 masculinos, e Francisco Ferreira, em Sub-19 masculinos.
Nos Masters, os títulos foram conquistados por Ivo Faustino (AD GALOMAR / FACCO), em Master 30 masculinos, Pedro Ferreira, em Master 35 masculinos, Ivan Silva, em Master 40 masculinos, Nuno Lopes, em Master 45 masculinos, e António Sousa (BTT Enduro Terras de Bouro), em Master 55 masculinos.
Nas E-Bikes, os vencedores finais da Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano foram:
- E-Elite masculina: Rodrigo Cerdeira
- E-Elite feminina: Ana Leite
- E-Master 35 masculinos: João Rodrigues (JR87racing Team-ADC Alfarazes-Guarda)
- E-Master 40 masculinos: Luís Novais (AXPO Team Vila do Conde)
- E-Master 45 masculinos: Rui Fragoso (RÓÓDINHAS / Master Vantagem)
- E-Master 50 masculinos: Paulo Abreu (AXPO Team Vila do Conde)
- E-Master 55 masculinos: Leonel Bento (Academia de Ciclismo 20 Kms Almeirim / Apolinários Irmãos)
- E-Master feminina: Michelle Furman
Na classificação coletiva final, a AD GALOMAR / FACCO conquistou a Taça de Portugal de Enduro 2026, terminando à frente do Clube Caniço Riders – SOMEQ e da A.D.A.R. / OFIMOTO, segunda e terceira classificadas, respetivamente.
Ana Leite e Pedro Ferreira fecham época com pleno de vitórias
Pela regularidade demonstrada ao longo da temporada de 2026, merecem ainda destaque Ana Leite, na E-Elite feminina, e Pedro Ferreira, em Master 35 masculinos.
Ambos concluíram a competição com pleno de vitórias nas respetivas categorias, confirmando o domínio exercido ao longo de toda a época.

