JOÃO FERNANDO ALCANÇA TOP5

João Fernando - Foto: © IJF

João Fernando alcançou o 5º lugar no segundo dia do Grand Slam Tel Aviv 2023, que se cumpriu esta sexta-feira, 17 de fevereiro.

O segundo dia da terceira etapa do Circuito Mundial de Judo contou com a presença dos judocas das categorias -63 kg e -70 kg femininas e -73 kg e -81 kg masculinas, incluindo 2 Portugueses:

Leia também

CATARINA COSTA TERMINA NO TOP10

Fonte: Federação Portuguesa de Judo
Foto: © IJF

‘Ippon’ evita progressão de João Fernando para as medalhas

João Fernando (-81 kg) começou a sua prestação na segunda eliminatória, perante o nº4 do ranking mundial, Guilherme Schimidt (atual Bicampeão Panamericano), do Brasil.

Após um início equilibrado, com o brasileiro a confirmar o favoritismo com mais iniciativa, o português surpreendeu a 6 segundos do fim, pontuando o ‘wazari’ que confirmou a primeira vitória na prova.

Dominou no confronto seguinte, contra o alemão Tim Gramkow (27º), alcançando o segundo triunfo após pontuar dois ‘wazaris’.

Nos quartos-de-final, encontrou o atleta da casa, Sagi Muki (25º, Campeão Mundial em 2019).

Apesar do apoio das bancadas, o combate foi bastante disputado, com ataques de parte a parte, mas o experiente israelita confirmou a vitória por ‘ippon’ a um minuto e vinte e três segundos do fim.

Discutiu o acesso ao bloco de finais com o azeri Zelim Tckaev (21º, Bronze no Grand Slam de Abu Dhabi 2022).

Após quatro minutos equilibrados, o tempo regulamentar terminou sem pontuações no marcador.

O judoca luso foi crescendo, com mais iniciativa, mas foram precisos mais quatro minutos e dezoito segundos de ‘golden score’, numa altura em que ambos os atletas se mostravam fatigados, para o português conseguir a projeção que lhe valeu ‘wazari’.

No seu último e derradeiro combate, contra François Gauthier Drapeau (13º do mundo, recém-medalha de bronze no Grand Slam de Paris), o atleta luso começou melhor, com o canadiano a somar dois ‘shidos’, mas pouco depois não conseguiu evitar o ‘ippon’ do judoca do Canadá.

Com este resultado, João Fernando alcança um honroso 5º lugar.

Anri Egutidze – Foto de arquivo – DR

Anri Egutidze surpreendido por ‘ippon’

Também na categoria -81 kg, Anri Egutidze não conseguiu superar o seu primeiro adversário, Medickson Del Orbe Cortorreal, da República Dominicana, na ronda inaugural.

Após um combate equilibrado, sem pontuação no tempo regulamentar, o português foi surpreendido pelo ‘ippon’ do dominicano, no início do segundo minuto de ‘golden score’.

Grand Slam Tel Aviv 2023

Até este sábado, 18 de fevereiro, a cidade israelita recebe os Melhores Judocas do Mundo, num total de 398 Atletas (174 Femininos e 224 Masculinos) em representação de 52 Países, incluindo 9 Portugueses.

Recordamos que Portugal está presente em Israel com 9 Atletas: Catarina Costa (-48 kg), Maria Siderot (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), Anri Egutidze (-81 kg), João Fernando (-81 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg), acompanhados pelos Treinadores Pedro Soares e Marco Morais.

A competição termina este sábado, 18 de fevereiro, dia dedicado às categorias mais pesadas, nomeadamente, -78 kg e +78 kg femininas e -90 kg, -100 kg e +100 kg masculinas.

Patrícia Sampaio, Rochele Nunes e Jorge Fonseca são 3 Atletas que encerram a participação portuguesa na prova.

As eliminatórias têm início marcado para as 11h00 locais (09h00 em Portugal Continental).

Parceiros

Deixe um comentário