TAÍS PINA VENCE GRAND SLAM DE ABU DHABI
Foto: IJF
Taís Pina conquistou a medalha de ouro na categoria de -70 kg do Grand Slam de Judo de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A judoca portuguesa garantiu assim a primeira medalha para Portugal nesta competição, depois de uma final decidida nos últimos segundos.
A atleta nacional, 18.ª do ranking mundial, venceu a brasileira Kaillany Cardoso, 40.ª classificada, num combate em que demonstrou determinação até ao último momento. Já na fase final do encontro, Taís Pina conseguiu uma técnica de imobilização que deixou a adversária sem possibilidades de escapar, assegurando o triunfo.
Fonte: Helena Santos // OPraticante.pt
Taís Pina percorre caminho vitorioso até à final
O percurso da judoca portuguesa até à conquista do ouro foi marcado por quatro vitórias.
Depois de beneficiar de isenção na ronda inaugural, Taís Pina estreou-se frente à azeri Sudaba Aghayeva, 72.ª do ranking mundial, seguindo-se o triunfo diante da alemã Samira Bock, 47.ª classificada.
Nas meias-finais, a portuguesa encontrou a brasileira Luana Carvalho, 37.ª do ranking mundial. O combate prolongou-se até ao período de ponto de ouro, mas Taís Pina voltou a levar a melhor, garantindo a presença na final.
Restantes portugueses sem medalhas nesta jornada
Na categoria de -63 kg, Joana Crisóstomo, 54.ª do ranking mundial, começou com uma vitória frente à quirguiz Aruuke Kalykova, na ronda de 32. Contudo, não conseguiu ultrapassar a kosovar Laura Fazliu, 14.ª mundial, no combate seguinte.
Também Otari Kvantidze, 33.º do ranking mundial em -73 kg, terminou a participação sem conseguir avançar. Depois de ficar isento da primeira ronda, o judoca português perdeu frente ao francês Joan-Benjamin Gaba, 15.º classificado.
Três portugueses ainda entram em ação
O Grand Slam de Abu Dhabi termina no sábado, com mais três atletas portugueses a entrarem em competição.
Patrícia Sampaio, na categoria de -78 kg, Rochele Nunes, em +78 kg, e Jorge Fonseca, em -100 kg, serão os representantes nacionais na última jornada.
Depois do ouro conquistado por Taís Pina, Portugal procura fechar a competição com mais resultados de destaque no tatami de Abu Dhabi.
