JOAQUIM FIGUEIREDO VOLTA A BATER RECORDE DO MUNDO

Joaquim Figueiredo

Foto: redes sociais do atleta

O atleta português Joaquim Figueiredo, natural de Vila Nova de Famalicão, voltou a escrever o seu nome nos livros de ouro do atletismo mundial ao conquistar, pela terceira vez consecutiva, a melhor marca mundial do ano no escalão M55 (atletas entre 55 e 59 anos), durante a Meia Maratona de Valência.

Aos 58 anos, e a poucos meses de completar 59, o atleta concluiu os 21 quilómetros em 1h11m48s, tempo que lhe garantiu o 1.º lugar no seu escalão e confirmou, mais uma vez, o seu estatuto de referência no atletismo master.

Fonte: Helena Santos // OPraticante.pt

Foto: redes sociais do atleta

Joaquim Figueiredo “O meu recorde está realmente muito baixo”

Embora não tenha conseguido bater o seu próprio recorde mundial — fixado em 1h09m, também em Valência, no ano anterior —, Joaquim Figueiredo mostrou estar novamente em excelente forma.

Nas suas redes sociais, o atleta partilhou uma mensagem de agradecimento e reflexão sobre a prova:

“Terminei a meia maratona de Valência com a melhor marca mundial do ano na minha faixa etária (M 55), conquistando o 1º lugar no meu escalão.

No entanto, não consegui bater o meu recorde mundial.

Hoje percebi que o meu próprio recorde está realmente muito baixo, e senti que ele estava ao meu alcance até os 15 km.

Até esse ponto, estava dentro do ritmo necessário para bater o recorde.

Porém, a partir daí, comecei a sentir o cansaço e uma falta de força, o que me impediu de seguir na mesma velocidade e alcançar o objetivo final.

Obrigado a todos vocês pela força!

Obrigado meu Deus.”

Foto: redes sociais do atleta

Uma época marcada pela superação

O desempenho do atleta famalicense ganha ainda mais relevo tendo em conta o contexto difícil da sua preparação.

No início deste ano, Joaquim Figueiredo sofreu uma fratura no cóccix.

Esta lesão obrigou-o a parar durante vários meses e afastou-o temporariamente dos treinos.

Apenas regressou à carga em junho, mostrando uma capacidade de superação e resiliência que espelham a sua dedicação e amor pelo atletismo.

Joaquim Figueiredo
Foto: redes sociais do atleta

Campeão europeu e referência mundial

Duas semanas antes da Meia Maratona de Valência, o atleta sagrou-se Campeão da Europa de cross, na Madeira.

Este resultado reforçou o excelente momento competitivo e a sua posição como uma das figuras mais marcantes do atletismo master europeu e mundial.

Com mais este resultado, Joaquim Figueiredo consolida-se como uma referência internacional no atletismo master.

É um exemplo de longevidade, determinação e excelência desportiva.

Parceiros

Deixe um comentário