JORGE SOUSA CAMPEÃO DA IKF WORLD CUP

Jorge Sousa

Tivemos a oportunidade de estar a conversa com Jorge Sousa, um Agente da Policia de Segurança Publica, que para além da sua atividade profissional, pratica exerce a pratica do Jiu Jitsu

Atualmente com a função de Formador de Defesa Pessoal na Escola da Policia de Segurança Pública, em Torres Novas, e que recentemente esteve presente em dois campeonatos de Jiu Jitsu.

Texto: Rui Bastos // OPraticante.pt
Fotos cedidas pelo atleta

Jorge Sousa “Jiu-Jitsu um conjunto de princípios e valores”

O Jorge Sousa iniciou-se nas artes marciais coreanas e filipinas á cerca cerca de 13 anos na cidade de Marco de Canaveses onde cresceu e estudou.

Começou a prática de Jiu-jitsu e artes marciais mistas cerca de 3 anos depois, continuando e aprimorando o estudo continuamente até aos dias de hoje, tendo atualmente a graduação de faixa preta da IBJJF.

Para além da pratica enquanto atleta é também treinador na vertente de artes marciais, Hapkido; Kenpo e Jiu-jitsu, das quais obteve graduação de cinto negro em cada um delas.

Obteve ainda formações intermédias ao nivel das artes filipinas, kickboxe, luta corpo a corpo e MMA.

Ao longo do tempo foi acumulando diversas formações complementares na área de defesa pessoal, polícial e militar, em Portugal e no estrangeiro, assim como formações na área da pedagogia e ensino marcial.

Jorge Sousa

Referiu-nos que considera “Esta modalidade desportiva uma arte marcial, é para mim acima de tudo um estilo de vida com uma filosofia própria, contendo não só técnicas marciais, mas sim um conjunto de princípios e valores.

Jorge Sousa mencionou os benefícios que a modalidade traz ao seu praticante “Desenvolve a força, a resistência, a flexibilidade e a coordenação motora.

Ajuda a perder peso e manter uma boa condição física (musculação do corpo;

Desenvolvimento das aptidões cardiovasculares e respiratórias);

Desenvolve a confiança em si (Ensina também as técnicas de autodefesa).

Campeão da IKF World Cup 2022 e Vice-campeão nacional de Jiu-Jitsu

Quase a terminar-mos a entrevista falou-nos de dois campeonatos onde marcou presença recentemente “o primeiro na área do submission (luta de solo) da qual me sagrei campeão da IKF world cup 2022.

O evento internacional contou com atletas de várias nacionalidades, sendo organizado este ano em Portugal.

A segunda prova foi o campeonato de Jiu-Jitsu realizado em Leiria na semana seguinte, onde consegui ser vice-campeão nacional.

O futuro nesta modalidade passa por, em primeiro lugar aprimoramento pessoal e técnico, uma vez que para mim isto é uma prática continua ao longo da vida, fazendo parte da minha identidade pessoal.

Em segundo nível a área do ensino marcial que sempre me fascinou, transmitir os conhecimentos adquiridos, porque quem ensina, aprende ao ensinar e quem aprende, ensina ao aprender.” concluiu Jorge Sousa

OPraticante.pt agradece a disponibilidade pela entrevista concedida, desejando ao atleta excelente continuação no desempenho da sua função e da prática desportiva.

Parceiros