JOANA SANTOS DE OURO NOS JOGOS SURDOLÍMPICOS

Joana Santos

Joana Santos

Joana Santos conquistou na tarde de hoje, 3 de maio, a medalha de ouro na categoria de -57kg de judo dos Jogos Surdolímpicos Caxias do Sul 2021 em competição realizada no Ginásio do Recreio da Juventude, em Caxias do Sul.

Leia também

ESTAFETA DE NATAÇÃO OBTÊM PRIMEIRO DIPLOMA PARA PORTUGAL

JOGOS SURDOLÍMPICOS COM ARTE E ALEGRIA

SURDOLÍMPICOS, PORTUGAL REPRESENTADO EM SEIS MODALIDADES

Texto / Fotos: Paralímpicos

Joana Santos assegurou o segundo título de campeã surdolímpica

A judoca de 32 anos venceu na final a coreana Hyeonah Lee com um wazari a 17 segundos do término do combate e assegurou o segundo título de campeã surdolímpica da carreira num total de quatro medalhas já asseguradas, depois do ouro em Taipé 2009, a prata em Sófia 2013 e o bronze em Samsun 2017.

Joana Santos

O combate decisivo foi uma reedição da final do Campeonato do Mundo de judo para surdos de outubro de 2021 em que Joana Santos também foi a vencedora.

Estou muito orgulhosa, é uma grande emoção conquistar este ouro.

Esta medalha é fruto de muito esforço, de muito trabalho e tenho que agradecer ao meu treinador que é como um pai para mim.

Foi uma final muito suada e muito sofrida, há muita gestão que tem que ser feita, estamos a competir com os melhores dos melhores mas agora o ouro é nosso!”, declarou Joana Santos.

Esta é a primeira medalha portuguesa nos Jogos Surdolímpicos Caxias do Sul 2021, conquistada no segundo dia de competição.

Joana Santos
Joana Santos

“Era uma conquista muito desejada”

Estamos muito satisfeitos. Era uma conquista muito desejada, queríamos muito repetir o resultado de 2021, trazer para Portugal o título de Campeã do Mundo.

A Joana teve pela frente na final a mesma adversária, a judoca coreana que venceu por “wazari”.

O primeiro combate foi relativamente fácil – eliminar a adversária.

No segundo combate teve pela frente a atleta venezuelana que foi muito forte, mas a Joana conseguiu vencer passando à final.

Não posso deixar de agradecer todo o apoio que a Federação nos tem dado bem com o CPP e o IPDJ”. declarou Júlio Marcelino, Treinador de Joana Santos no Judo Clube Algarve.

Também na jornada competitiva de hoje o nadador Tiago Neves foi 10.º classificado nos 50m bruços com o tempo de 31.89 segundos que é recorde nacional.

Portugal prossegue a sua participação nos Jogos Surdolímpicos Caxias do Sul 2021 no dia de amanhã, 4 de maio, com a participação dos ciclistas André Soares e João Marques no contrarrelógio e os nadadores Miguel Cruz nos 400m estilos e Diogo Neves nos 100m livres.

Parceiros