CATARINA TERCEIRA E JORGE LIDERA O RANKING MUNDIAL

Catarina

Catarina Costa e Jorge Fonseca

A judoca portuguesa Catarina Costa subiu hoje a terceira do ‘ranking’ mundial de -48 kg, depois do segundo lugar dos Europeus de Sófia, enquanto Jorge Fonseca continua a liderar em -100 kg, apesar de ter sido eliminado no primeiro combate.

Leia também

JORGE FERNANDES “EUROPEUS DE JUDO SOUBERAM A POUCO”

BICAMPEÃO MUNDIAL JORGE FONSECA CAI NO PRIMEIRO COMBATE

CATARINA COSTA È VICE-CAMPEÃ EUROPEIA

Texto: Lusa
Fotos de arquivo

Catarina Costa sobre para terceira do ‘ranking’ mundial

Com 3.854 pontos, Catarina Costa, da Académica, subiu um lugar na hierarquia liderada pela francesa Shirine Boukli (4.910), que bateu a portuguesa na final do Europeu.

Apesar do terceiro lugar, Catarina Costa é, na prática, a segunda na sua categoria, uma vez que a kosovar Distria Krasniqi (4.670) já subiu para os -52 kg.

Catarina Costa
Catarina Costa

Jorge Fonseca continua a liderar nos -100kg

Já Jorge Fonseca, bicampeão mundial e medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, continua na liderança nos -100 kg, apesar de ter sido eliminado em Sófia, no primeiro combate, frente ao polaco Piotr Kuczera.

O judoca do Sporting soma 5.660 pontos, enquanto em segundo está o russo Arman Adamian, com 5.215, e em terceiro o canadiano Shady Elnahas, com 4.911.

Jorge Fonseca
Jorge Fonseca

Telma Monteiro desceu três posições

Já Telma Monteiro, que na capital búlgara também ‘caiu’ no primeiro combate frente alemã Pauline Starke, desceu três posições no ‘ranking’ de -57 kg para sétimo, somando 3.442 pontos, numa lista liderada pela canadiana Jéssica Klimkait, com 5.400.

Telma
Telma Monteiro – Foto de arquivo da autoria de João Gregório

Barbara Timo mantêm o 24.º lugar

Quanto a Barbara Timo, que também perdeu no primeiro combate nos Europeus de Sófia, frente à britânica Gemma Howell em -63 kg, continua no 24.º lugar da hierarquia mundial.

A judoca do Benfica teve de começar do início neste peso, pelo qual optou depois de Tóquio2020, descendo dos -70 kg para os -63 kg, e, assim, precisa de pontos que a coloquem na ‘linha da frente’ na categoria.

Antalya
Bárbara Timo – Foto: @ IJF

Patrícia Sampaio subiu para a 25.ª posição

Quando a Patrícia Sampaio, que terminou os Europeus no quinto lugar, depois de ter ficado impedida de combater pelo bronze devido a uma lesão no ombro na meia-final, subiu um lugar para a 25.ª posição em -78kg.

Patrícia Sampaio

Outros judocas lusos

Entre os outros judocas lusos presentes na competição, Enri Egutidze continua em 62.º em -90 kg e Rodrigo Lopes em 27.º em -60 kg, categoria em que Francisco Mendes subiu 16 lugares, para 75.º da hierarquia, enquanto João Crisóstomo subiu um lugar em -73 kg, para a 216.ª posição.

Em -52 kg, Joana Diogo subiu cinco posições e está no 43.º lugar, com João Fernando a subir três lugares em -81 kg, para 84.º da tabela.

Parceiros