José Ramalho Campeão do Mundo pela primeira vez

José Ramalho

Portugal entra com o pé direito no primeiro dia do Campeonato Mundial de Maratona de Canoa ICF em Bascov, na Roménia com destaque para José Ramalho que se sagrou Campeão do Mundo.

José Ramalho tinha-se sagrado heptacampeão da Europa de K1 maratonas em julho, agora sagrou-se Campeão do Mundo, título que perseguia há doze anos.

Antes deste sétimo título, que lhe permite aumentar o recorde que já lhe pertencia, o atleta de Vila do Conde já tinha sido campeão da Europa em 2011, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018, além de ‘vice’ em 2009 e 2013.

José Ramalho heptacampeão da Europa em K1 maratonas

Mais artigos sobre esta competição

Mundial de Maratona, 10 portugueses à sua conquista

Texto / Fotos: Internacional Canoe Federation

José Ramalho finalmente conquistou seu primeiro título mundial

Após 12 anos de tentativas, o português José Ramalho finalmente conquistou seu primeiro título mundial com uma vitória na final masculina de curta distância do Campeonato Mundial de Maratona de Canoagem da ICF, na Romênia, na quinta-feira.

José Ramalho, de 39 anos, liderou a maior parte da corrida masculina de 3,4 km do K1, antes de ser liderado pelo dinamarquês Mads Pedersen no início da última volta.

Mas José Ramalho foi fundo, superando seu oponente muito mais jovem para conquistar seu primeiro título mundial em uma carreira que começou em 2009.

Eu estava muito focado, tenho estado focado nos últimos meses desde os europeus, então sabia que poderia fazer isso”, disse Ramalho.

Todo este ano eu pensei que poderia fazer isso, e passei todos esses favoritos hoje, então é um dia de festa agora.”

Todas as vezes, ano após ano, pensei que talvez não fosse campeão mundial. Eu sempre disse tudo bem, mais um ano, vamos tentar de novo. Foram 12 anos fazendo isso, então no final eu consegui e estou realmente muito feliz.

José Ramalho

Pedersen terminou em segundo, enquanto o espanhol Ivan Alonso ficou com o bronze.

Tomás Sousa alcança o sexto lugar

Outro português em competição hoje foi Tomás Sousa que alcançou o 6º classificado em C1 Júnior no Campeonato do Mundo de Maratona 2021

Tomás Sousa

Para além de José Ramalho e Tomás Sousa, constituem a seleção de Portugal Adriano Conceição, Sérgio Maciel, Rodrigo Santos, Mariana Barros, Alfredo Faria, Miguel Rodrigues, Rui Lacerda e Ricardo Coelho no Mundial de Maratona, que se iniciou hoje quinta-feira (30 de setembro) e vai decorrer até domingo (3 de outubro), em Pitesti, na Roménia.

O campeonato mundial de maratona de canoa da ICF continua na sexta-feira.

Parceiros

Deixe uma resposta