Banner superior
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Judo, o significado das cores do cintos

Decidi, uma vez que sou praticante apaixonada, ainda que numa fase inicial explicitar o significado das cores dos cinto no Judo.

judo
Matilde Oliveira – Judo Clube da Marinha Grande

Neste desporto do judo, para além dos valores que nos guiam, há toda uma série de ligações aos princípios da cultura oriental que, não sendo desconhecidos, acabam por ser ultrapassados por formas diferentes de estar na “nossa” sociedade.

Judo, valores que nos guiam

Assim, quando iniciamos a prática desta nobre modalidade, somos presenteados com o cinto branco, que representa a busca pelo conhecimento e evolução, sem deixar de lado a humildade e sinceridade. Até aqui, nada de novo, embora a humildade já esteja distante para muitos.

De seguida, o cinto amarelo simboliza o descobrimento e evolução do conhecimento. Afinal, é nessa etapa que começamos a descobrir as técnicas do Judo e aperfeiçoar aquilo que aprendemos anteriormente.

Na fase seguinte, está o cinto laranja, que transmite a procura pelo sucesso, no treino diário, estimula o otimismo, generosidade e entusiasmo. Parece-me que aqui já poderemos ter alguma afinidade estas caraterísticas, uma vez que se fala em sucesso!

O cinto verde transmite a ideia de uma nova vida, nova energia, novo crescimento e saúde. Por sinal, é a cor mais harmoniosa de todas representando, acima de tudo, a fé e esperança.

Já o cinto azul, tem como significado o crescimento e o progresso do judoca, que mais tarde virá a ser mais graduado e experiente.

Associado à ideia da consolidação da disciplina, de todas as técnicas aprendidas até esta etapa, a autocrítica e a dependência do mestre, está o cinto castanho. Por esta altura, completa-se o processo de amadurecimento, tanto técnico como mentalmente.

O cinto preto, é uma mistura de todas as cores, ou seja, o corpo e mente chegaram ao fim de uma etapa e ao início de outra, ainda mais elevada. A cor preta representa sensatez, humildade, maturidade e serenidade. Nada que não se alcance com trabalho, disciplina e humildade!

Por último, o cinto vermelho sugere motivação, atividade e vontade. Esta cor está associada à persistência, força e energia máxima.

Texto: Matilde Oliveira – Judo Clube da Marinha Grande
Fotos: Judo Clube da Marinha Grande

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta