Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

15 portugueses no Campeonato do Mundo de Judo em Baku

O Campeonato do Mundo de Judo realiza-se este ano em Baku, capital do Azerbaijão. A cidade acolhe a competição mais importante do circuito mundial da modalidade, de 20 a 27 de setembro.

A capital azeri vai receber cerca de 800 Atletas (491 Masculinos e 309 Femininas) em representação de 129 Países. Estes números expressam bem a magnitude da competição e a forte concorrência que cada judoca tem de enfrentar para alcançar a tão desejada medalha de campeã/campeão do mundo.

15 judocas representam Portugal no Campeonato do Mundo de Judo em Baku

Portugal está presente neste Campeonato do Mundoem Baku com 15 Judocas: Catarina Costa (-48 kg), Joana Diogo (-48 kg), Joana Ramos (-52 kg), Mariana Esteves (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Yahima Ramirez (-78 kg), Patricia Sampaio (-78 kg), Gonçalo Mansinho (-60 kg), João Crisóstomo (-66 kg), Jorge Fernandes (-73 kg), Nuno Saraiva (-73 kg), Anri Egutidze (-81 kg), João Martinho (-90 kg), Tiago Rodrigues (-90 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg). Os Atletas são acompanhados pelos Treinadores Ana Hormigo e Go Tsunoda, pela Fisioterapeuta Rita Fernandes e por Jorge Fernandes (Presidente FPJ) e José Robalo (Diretor da Formação).

Baku

Quinta-feira o primeiro dia de competição

O primeiro dia de competição cumpre-se hoje quinta-feira, dia 20 de setembro, com as categorias -48kg (Feminina) e -60kg (Masculina). Catarina Costa (-48 kg), Joana Diogo (-48 kg) e Gonçalo Mansinho (-60 kg) são os primeiros representantes lusos a entrar nos tatamis azeris. Os combates arrancam às 10h00 locais (-3h00 em Portugal Continental).

Participação de Portugal em 2017

O Diretor do Alto Rendimento e Seleções Nacionais – Prof. Luís Monteiro fez um balanço da participação portuguesa em 2017:

(1) A Telma fez um grande resultado (disputa da medalha de Bronze), atendendo ao pouco tempo de preparação – 3 meses!!! Foi operada ao ombro, em janeiro e esteve a recuperar até maio. Começou a treinar em junho ainda condicionada e ainda esteve em risco a participação no EO de Minsk. Participou e ganhou a medalha de ouro. Face a este resultado decidiu, e bem, participar no Mundial. Ganhou à Campeã Olímpica e realizou 6 combates!!! Atingiu um dos objetivos traçados pela Federação – “Ser Finalista”;

(2) 5 Atletas fizeram uma boa prestação, ganhando vários combates, alçando o lugar de semi-finalistas (9º Lugar), com o ingresso de quatro deles no Projeto Olímpico Tóquio 2020 (Joana Diogo, João Crisóstomo; Jorge Fernandes e Gonçalo Mansinho).

(3) Como balanço global, consideramos que a participação, até à data, é bastante positiva, com bons resultados, e com os objetivos inicialmente definidos, atingidos globalmente.

Texto: Analima / Henrique Dias

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta