Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Lezírias, correr num valioso património natural

A tradicional Corrida das Lezírias em Vila Franca de Xira, está de volta, este ano realiza-se no dia 1 de março e as inscrições já se encontram abertas.

Vila Franca de Xira e as Lezírias

O concelho que integra características urbanas e rurais, a sua localização permite-lhe usufruir de um valioso património natural: da beleza do rio Tejo, à Reserva Natural do Estuário do Tejo; do esplendor das Lezírias à imponência dos Montes.

A ligação secular às lides do campo e à criação de gado proporcionada por uma das mais vastas áreas do concelho – a Lezíria – confere a Vila Franca de Xira uma importante herança cultural que constitui uma das principais bases da sua identidade: a festa brava. Campino, touro e cavalo compõem um quadro único na vivência da região.

Mas acima de tudo, o Concelho de Vila Franca de Xira é caracterizado pelo espírito hospitaleiro das suas gentes, que mantêm acesa a chama de uma região recheada de tipicidade e tradições, que, na maior parte dos casos, chegaram intactas aos nossos tempos.

Lezírias
Foto: H. Dias

Corrida das Lezírias

Com partida de Vila Franca de Xira na Estrada Nacional 10 junto ao Parque Urbano de Vila Franca de Xira, a corrida, que anualmente reúne milhares de atletas, passa por diversas ruas da cidade e a Ponte Marechal Carmona, seguindo o seu percurso pela paisagem da Lezíria Vilafranquense, onde existirá um circuito de 9 quilómetros, regressando pelo mesmo trajeto.

Em caso de condições meteorológicas adversas um novo percurso será planeado. Esta prova tem um total de 15,5 quilómetros.

Foto: H. Dias

Minicorrida

Os menos experientes também podem mostrar ao público o seu desempenho, participando na mini-corrida (5 quilómetros) com percurso delineado entre o Parque Urbano de Vila Franca de Xira pelo passeio pedonal ribeirinho até Alhandra, junto à Piscina do Alhandra Sporting Clube, e regresso.

Lezírias
Foto: H. Dias

Corridinha

A corridinha, destinada aos mais novos, decorre no Circuito do Parque Urbano de Vila Franca de Xira. Nela podem participar Benjamins A (2011 a 2013) – 400 metros; Benjamins B (2009 a 2010) e Infantis (2007 a 2008) – 800 metros.

Foto: H. Dias

Inscrições.

Regulamento.

Página do evento.

Sitio oficial da autarquia.

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta