Liliana Cá na final do disco, Irina Rodrigues ficou fora

Liliana Cá

Liliana Cá

Dois destinos diferentes para as lançadoras do disco portuguesas nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020: Liliana Cá apura-se para a final, Irina Rodrigues ficou pelo caminho

Leia também sobre o primeiro dia do atletismo nos Jogos Olímpicos

Patrícia Mamona e Auriol Dongmo apuradas para as finais

Texto: Federação Portuguesa de Atletismo

Dois destinos diferentes para Liliana Cá e Irina Rodrigues

O primeiro grupo de qualificação do lançamento do disco não foi fácil, com muitas atletas a ficarem bem aquém do que já conseguiram de melhor durante a época.

Irina Rodrigues

Irina Rodrigues não foi exceção. A atleta do Sporting Clube de Portugal abriu com um ensaio nulo e melhorou depois para 54,60. Estava na 13ª posição.

No último ensaio, de tudo ou nada, Irina lançou a 57,03 metros, ascendendo à 11ª posição. Ficando a aguardar pelos resultados do grupo B.

Viria a ficar eliminada, terminando em 25º lugar entre todas as competidoras, melhorando sete posições em relação à sua presença em Londres 2012.

No final do apuramento, Irina Rodrigues admitia que a sua terceira presença nos Jogos”não foi uma boa participação. Não me satisfez.

Em contrapartida, estou muito feliz pelo apuramento da Liliana Cá para a final do disco. Ela fez uma época extraordinária e merece muito esta final”.

Liliana Cá
Liliana Cá

Uma qualificação direta por marca no grupo B

Com melhores resultados, mais tarde durante a manhã nipónica, o grupo B apenas conheceu uma qualificação direta por marca (acima de 64,00 metros), por intermédio da norte-americana Valarie Allman, que lançou a 66,42 metros.

Neste grupo competia Liliana Cá, que no seu primeiro ensaio conseguiu uma marca melhor que Irina Rodrigues (57,70 metros) deixando-a na 11ª posição.

Mas a atleta do Novas Luzes não tremeu e no segundo ensaio conseguiu 62,85 metros, deixando-a no quinto lugar, sétima na geral!

Ainda fez um lançamento nulo (era abaixo de 60 metros) e esperou pelo resto das competidoras. No final, fechou em sexto lugar (oitava entre todas as competidoras).

No final da sua prestação, Liliana expressou os seus sentimentos: “obrigado portugueses por me apoiarem. Estou muito feliz e espero dar tudo na final!

A final do lançamento do disco feminino é na próxima segunda-feira (2 de agosto) às 12 horas.

Parceiros

Deixe uma resposta