Lisboa recebe o Dia Paralímpico na Escola

Teve hoje início o Dia Paralímpico na Escola – Lisboa 2015. O pontapé de saída foi dado com a ação de formação sobre modalidades paralímpicas em contexto escolar que dotou professores, alunos e técnicos a autarquia de ferramentas para enriquecer os seus conhecimentos desportivos.

Ao todo foram mais de 60 os formandos que ficaram a saber mais sobre quatro modalidades do programa paralímpico e surdolímpico: atletismo, boccia, goalball e voleibol sentado. As formações foram dinamizadas por técnicos da Federação Portuguesa de Atletismo, Associação de Paralisia Cerebral Almada-Seixal, Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Visual e Associação de Voleibol de Lisboa.

Os professores de educação física e educação especial, alunos dos ensinos básico, secundário e superior e técnicos da autarquia de Lisboa ficaram assim com conhecimentos mais aprofundados destas quatro modalidades, permitindo que nas suas atividades profissionais possam adicionar o conhecimento hoje adquirido.

A próxima iniciativa será no dia 15 de dezembro, com um colóquio sobre o Movimento Paralímpico, a partir das 10h00 no Auditório da Escola Secundária José Gomes Ferreira e que vai contar com a presença dos atletas Eunice Raimundo (natação), Pedro Reis (vela) e Luis “Igualdade, Inclusão & Excelência Desportiva” Gonçalves, campeão do mundo dos 400 metros T12. No dia 16 de dezembro acontecem as atividades de experimentação desportiva em 14 modalidades diferentes.

Este evento é uma iniciativa do Comité Paralímpico de Portugal em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e os Agrupamentos de Escolas Quinta de Marrocos e Agrupamento de Escolas de Benfica.

Parceiros