LOUZAN1000, Ouro verde sob céu azul

Foto: Matias Novo - Fotografias

A 23 e 24 de outubro, desafia-te no KM Vertical e testa-te nas distâncias de 18 ou 25 km do LOUZAN1000 – LOUZANSKYRACE.

Site oficial do evento

Página do evento.

Inscrições

Site oficial da organização

Texto: João Miguel Garrido/OPraticante.pt

LOUZAN1000 – LOUZANSKYRACE

Tendo como cenário a fabulosa Serra da Lousã, com as suas maravilhosas aldeias de xisto e doçaria regional, como o mel que ali é produzido, esta prova junta-se à já famosa Louzan1000, que deve o seu nome ao desnível positivo de mais de um quilómetro.

Estávamos em 1999 quando se realizou pela primeira vez a prova Louzan1000.

Após um período de pausa em entre 2002 e 2014, graças ao esforço de toda a equipa do Montanha Clube Trail Running, esta prova regressa em 2014 como todo o seu esplendor, e em 2019 é integrada na Louzanskyrace.

Emoções
Elementos de OPraticante.pt que voltarão a marcar presença neste grande evento

Lousã

Situada na região Centro de Portugal, a Serra da Lousã tem o seu ponto mais alto a 1.205m de altitude e é um dos melhores locais do país para se praticar desportos de montanha e trail running.

Para além de ser conhecida por eventos como o Louzantrail, uma prova de trail running realizada nos primeiros meses do ano e que atrai atletas de todo o mundo, a Serra da Lousã é conhecida igualmente pelas suas pistas de downhill para BTT, pelos campeonatos do mundo de enduro e rampas de parapentes.

Empresas como a Fox e a Redbull visitam regularmente a zona para testar equipamentos e filmar anúncios.

Louzan1000

KM Vertical, evento mítico e com mais 20 anos de história, os atletas serão desafiados a atingir o ponto mais alto da Serra da Lousã, no menor espaço geográfico e de tempo possíveis.

No sábado às 8:30h os atletas estarão a postos para a Louzan1000 com 7 km e 1000 m D+.

Esta prova teve a sua primeira edição em 1999. O percurso parte do centro da Lousã até ao ponto mais alto da Serra, o Trevim.

LOUZAN1000

Louzanskyrace

A Louzanskyrace®, organizada pelo Montanha Clube, conseguiu o título de percurso certificado pela Federação Internacional de Skyrunning em 2019.

O percurso de 25 km com mais de2000 m D+ teve de obedecer a uma série de parâmetros, como o tipo de terreno, a inclinação, a altitude ou as subidas verticais, para conseguir esta distinção e se juntar à lista de percursos certificados pela ISF em todo o mundo.

A Louzanskyrace® figura ao lado de corridas como a Gran Sasso em Itália ou a Buff Epic Trail em Espanha.

No Domingo a partida da Louzanskyrace e do Louzanskyrace mini é dada às 8:30 da manhã, em conjunto. Louzanskyrace com 25km e 2000m desnível, e o Louzanskyrace Mini com 15 km e 1000 m Desnível.

Foto: Matias Novo – Fotografias

Ouro verde sob céu azul

Os trilhos da Serra da Lousã demonstram a perfeita harmonia entre o Homem e a Natureza e são parte essencial da história da região, a qual é sempre dada a conhecer pela organização a todos os envolvidos no evento.

A Organização ( Montanha Clube) ambiciona que sejam provas desafiantes a todos os níveis, em regime de semi-suficiência, nos caminhos e trilhos menos conhecidos da Serra da Lousã, percursos, outrora usados por pastores, comerciantes de gado e de cortiça.

Os atletas terão oportunidade de redescobrir a fauna e a flora e de vivenciar as dificuldades dos povos serranos.

Foto: Matias Novo – Fotografias

Irão passar por várias aldeias da serra, por trilhos de uma beleza ímpar, que na sua maioria foram completamente esquecidos ao longo dos tempos, mostrando assim que a Serra da Lousã ainda tem muito para dar a conhecer aos amantes da montanha.

Com longas subidas, onde o declive médio chega a ultrapassar os 20%, e descidas igualmente vertiginosas todas as capacidades dos atletas serão postas à prova.

Um dos principais objetivos do Montanha Clube, à semelhança do Louzantrail®, é desenvolver este projeto internacionalmente, trazendo para a Serra da Lousã e para Portugal os melhores atletas mundiais e os melhores circuitos internacionais.

Parceiros

Deixe uma resposta