Banner superior
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Marinhais ao Rubro, num passeio cheio de emoções

Um Balão, uma Avioneta, um aniversário, um pedido de casamento, marcaram evento realizado em Marinhais.

“Terra do Ribatejo” em Marinhais para comemorar o 20º aniversário

Sobe o lema “Terra do Ribatejo” e na comemoração do 20º aniversário, o Grupo de Cicloturismo “Os Cansados de Marinhais” levaram este domingo para a estrada, o seu 14º passeio de bicicleta, percorrido pelo concelho de Salvaterra de Magos, o qual juntou mais de três centenas de participantes.

O evento deste ano rico em surpresas, teve a receber os participantes um balão de ar quente, onde foram recolhidas imagens dos participantes. Mais tarde, uma avioneta sobrevou o longo pelotão, onde também via aérea, foram recolhidas imagens, durante o almoço mais uma surpresa, um pedido de casamento em direto.

Bem cedo começaram a chegar os participantes, pelas 8 horas ao recinto das Festas de Marinhais, local onde se deu a concentração, confirmadas as presenças, dois dedos de conversa, e o toque final nas bicicletas, pelas 9 horas tudo estava a postos para se dar inicio ao passeio com cerca 65 quilómetros.

As bicicletas começaram a rolar, e a primeira paragem foi no cemitério local, onde foi feita uma homenagem a antigos elementos do grupo que nos deixaram, um homenagem sentida, com a entrega de flores às famílias desses elementos.

O passeio recomeçou, em direção a Salvaterra dos Magos, com um trajeto plano, excelente para pedalar e rolar, os participantes lá pedalaram a bom ritmo, apenas com um se não, o calor que se fazia sentir, e o aumento do mesmo.

Uma serpente colorida serpenteando pelas estradas 

O local da partida foi o ponto de abastecimento, água, fruta e bolos, foram distribuídos a todos os participantes, depois de retomar forças, a longa caravana regressou novamente à estrada, para fazer a segunda parte do percurso, mas nós tivemos o privilégio de ver o pelotão do ar, à nossa disposição estava uma avioneta, que nos levou pelos ares ribatejanos, mostrando as belas paisagens, e a estrada cheia de ciclistas, que mais parecia uma serpente colorida serpenteando.

O evento veio a terminar pouco passava das 12,30, era então hora de banhos, refrescar porque o calor apertava cada vez mais, esperar um pouco pelo almoço convívio, onde os participantes tinham uns aperitivos à sua espera antes do mesmo.

Com o decorrer do almoço, vieram mais surpresas, e a mais bonita, a de um elemento do Vitória Clube de Lisboa, fazer um pedido de casamento em direto, foi momento de ternura e emoção, seguiram-se diversos agradecimentos, ofertas de flores às Senhoras que pedalara, e a distribuição das tradicionais lembranças a todos os participantes num convívio que decorreu tarde dentro, onde foi feito ainda um sorteio, e no final foi tempo de cantar os parabéns e partir o bolo do 20º aniversário dos Cansados de Marinhais.

Isto é o cicloturismo completo

No final, ouvimos João Robi, presidente do grupo que comovido nos dizia; “Foi um bonito passeio, tivemos uma participação muito positiva, e tivemos festa, tivemos momentos que no comoveram, e isto é o cicloturismo completo, não apenas a vertente desportiva, mas também a de convívio entre participantes.

Hoje tivemos aqui mais duas novidades, o balão, e a avioneta, temos de pensar noutras novidades, estamos cá para trabalhar e promover a bicicleta e o cicloturismo, por isso em 2020 esperamos novas novidades, apenas duas palavras, obrigado a todos”.

E foi com estas palavras comovidas que vamos terminar mais esta reportagem, num passeio muito bonito, com um grupo de motares a fazer a segurança a toda a caravana, e os participantes a terminarem muito satisfeitos. Da nossa parte, também temos de agradecer mais uma vez a forma com fomos recebidos e as condições permitidas para fazer a cobertura do evento, fica assim o nosso muito obrigado.

Desejamos os votos de bons passeios, boas pedaladas.

Mais fotos.

Texto / fotos: José Morais

 

 

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta