Marinhais ao Rubro, num passeio cheio de emoções

Um Balão, uma Avioneta, um aniversário, um pedido de casamento, marcaram evento realizado em Marinhais.

“Terra do Ribatejo” em Marinhais para comemorar o 20º aniversário

Sobe o lema “Terra do Ribatejo” e na comemoração do 20º aniversário, o Grupo de Cicloturismo “Os Cansados de Marinhais” levaram este domingo para a estrada, o seu 14º passeio de bicicleta, percorrido pelo concelho de Salvaterra de Magos, o qual juntou mais de três centenas de participantes.

O evento deste ano rico em surpresas, teve a receber os participantes um balão de ar quente, onde foram recolhidas imagens dos participantes. Mais tarde, uma avioneta sobrevou o longo pelotão, onde também via aérea, foram recolhidas imagens, durante o almoço mais uma surpresa, um pedido de casamento em direto.

Bem cedo começaram a chegar os participantes, pelas 8 horas ao recinto das Festas de Marinhais, local onde se deu a concentração, confirmadas as presenças, dois dedos de conversa, e o toque final nas bicicletas, pelas 9 horas tudo estava a postos para se dar inicio ao passeio com cerca 65 quilómetros.

As bicicletas começaram a rolar, e a primeira paragem foi no cemitério local, onde foi feita uma homenagem a antigos elementos do grupo que nos deixaram, um homenagem sentida, com a entrega de flores às famílias desses elementos.

O passeio recomeçou, em direção a Salvaterra dos Magos, com um trajeto plano, excelente para pedalar e rolar, os participantes lá pedalaram a bom ritmo, apenas com um se não, o calor que se fazia sentir, e o aumento do mesmo.

Uma serpente colorida serpenteando pelas estradas 

O local da partida foi o ponto de abastecimento, água, fruta e bolos, foram distribuídos a todos os participantes, depois de retomar forças, a longa caravana regressou novamente à estrada, para fazer a segunda parte do percurso, mas nós tivemos o privilégio de ver o pelotão do ar, à nossa disposição estava uma avioneta, que nos levou pelos ares ribatejanos, mostrando as belas paisagens, e a estrada cheia de ciclistas, que mais parecia uma serpente colorida serpenteando.

O evento veio a terminar pouco passava das 12,30, era então hora de banhos, refrescar porque o calor apertava cada vez mais, esperar um pouco pelo almoço convívio, onde os participantes tinham uns aperitivos à sua espera antes do mesmo.

Com o decorrer do almoço, vieram mais surpresas, e a mais bonita, a de um elemento do Vitória Clube de Lisboa, fazer um pedido de casamento em direto, foi momento de ternura e emoção, seguiram-se diversos agradecimentos, ofertas de flores às Senhoras que pedalara, e a distribuição das tradicionais lembranças a todos os participantes num convívio que decorreu tarde dentro, onde foi feito ainda um sorteio, e no final foi tempo de cantar os parabéns e partir o bolo do 20º aniversário dos Cansados de Marinhais.

Isto é o cicloturismo completo

No final, ouvimos João Robi, presidente do grupo que comovido nos dizia; “Foi um bonito passeio, tivemos uma participação muito positiva, e tivemos festa, tivemos momentos que no comoveram, e isto é o cicloturismo completo, não apenas a vertente desportiva, mas também a de convívio entre participantes.

Hoje tivemos aqui mais duas novidades, o balão, e a avioneta, temos de pensar noutras novidades, estamos cá para trabalhar e promover a bicicleta e o cicloturismo, por isso em 2020 esperamos novas novidades, apenas duas palavras, obrigado a todos”.

E foi com estas palavras comovidas que vamos terminar mais esta reportagem, num passeio muito bonito, com um grupo de motares a fazer a segurança a toda a caravana, e os participantes a terminarem muito satisfeitos. Da nossa parte, também temos de agradecer mais uma vez a forma com fomos recebidos e as condições permitidas para fazer a cobertura do evento, fica assim o nosso muito obrigado.

Desejamos os votos de bons passeios, boas pedaladas.

Mais fotos.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto / fotos: José Morais

 

 

Parceiros