Meia Maratona de Barcelos

A segunda edição da Meia Maratona, a realizar em Barcelos no dia 12 de Abril, foi apresentada na sede dos Amigos da Montanha. A edição de 2014 foi “uma aposta ganha” não só com a realização da prova mas, também, porque serviu de alavanca para o desenvolvimento da modalidade com a criação de uma equipa nos Amigos da Montanha e da “Escolinha de Atletismo” com os atletas mais jovens a conquistarem já grandes resultados, referiu o Presidente da Direção, Américo Alves.

Vítor Almeida, diretor da prova, reforçou a ideia de que queremos “mais atletas a competir”, garantindo que tudo está a ser feito para que a prova mereça a preferência dos atletas. Manuela Machado, madrinha da prova, espera que a prova consiga atingir “nas próximas edições três ou quatro mil atletas pela capacidade de organização dos Amigos da Montanha”. João Campos, ex-selecionador nacional partilha a opinião de que o “trabalho demonstrado pelos Amigos da Montanha nas várias áreas em que atuam, augura que esta prova tenha um grande crescimento”, opinião repartida com o antigo atleta olímpico e atual dirigente de atletismo, José Regalo.

A prova deste ano tem já confirmada a presença de vários nomes nacionais da elite do atletismo. O atleta do S.L. Benfica, Rui Pedro Silva estará presente, sendo um dos candidatos à vitória em Barcelos, na prova que será o seu último teste antes da Maratona de Hamburgo. O atleta marcou também presença na apresentação da prova, juntamente com Filomena Costa, vencedora da Maratona de Sevilha no passado dia 22 de Fevereiro com o tempo de 2h28, mínimo para os jogos olímpicos do Rio de Janeiro 2016. Os dois prometeram correr para bater os recordes da primeira edição, garantindo o seu empenho para o crescimento desta atividade.

Carlos Brito, vereador do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Barcelos destacou o troféu da prova que representa o Galo de Barcelos e foi feito por uma artesã local, referindo que “Barcelos deve agradecer aos Amigos da Montanha o trabalho realizado em prol do concelho”. O edil destacou o papel, além da componente social e desportiva, o económico das provas realizadas, trazendo muita gente ao concelho, promovendo Barcelos e os seus produtos. Apelou, ainda, à participação massiva no dia 12 de Abril, para que esteja presente “uma montanha de atletas”.

Em 2015, a prova, organizada pelos Amigos da Montanha com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, voltará a ser constituída por três distâncias: 21, 10 e 6 km, respetivamente Meia Maratona, Mini Maratona e Caminhada. As inscrições podem ser realizadas em www.amigosdamontanha.com até dia 10 de Abril.

Parceiros

Deixe uma resposta