Miguel Oliveira pela primeira vez vence corrida moto GP

jerez

Impressionante é o que se pode dizer da prestação do português Miguel Oliveira (KTM), que alcançou hoje pela primeira vez uma vitória no Mundial de MotoGP.

Venceu o Grande Prémio de Estíria, em Spielberg, na Áustria, quinta prova do campeonato.

Miguel Oliveira

Miguel Oliveira vence de forma impressionante

Miguel Oliveira, que tinha como melhor classificação um sexto lugar em Brno, na Républica Checa.

Partiu em sétimo lugar, recuperou alguns lugares, e seguia no terceiro lugar antes da última curva.

Aproveitou a ‘luta‘ entre o australiano Jack Miller (Ducati) e o espanhol Pol Espargaro (KTM) na disputa da vitória, para os ultrapassar e vencer.

O momento foi simplesmente arrepiante…

A próxima etapa do Mundial de MotoGP, que vai terminar em Portimão em 22 de novembro, está marcada para 13 de setembro, em Misano, em Itália.

Piloto extraordinário

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa faz ainda votos para que esta vitória se repita em solo português, na última corrida do campeonato do mundo de MotoGP que se disputará em novembro no Algarve“, refere uma nota publicada no site da Presidência.

Em declarações à Agência Lusa, João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, disse que

a vitória na Áustria, apenas na sua segunda época na prova rainha do motociclismo e a correr numa mota que não é de fábrica só confirma o que há muito sabíamos: O Miguel Oliveira é um piloto extraordinário“.

E sobre Miguel Oliveira

A 4 de janeiro de 1995 nascia, na freguesia do Pragal, em Almada, aquele que viria a tornar-se o primeiro português a participar no Campeonato do Mundo de Motociclismo a tempo inteiro.

Miguel Oliveira é, atualmente, o atleta nacional do seu escalão etário que mais visibilidade mediática tem em Portugal e além fronteiras.

Fundou um projeto pedagógico pioneiro em Portugal – a Oliveira Cup, Troféu-Escola de motociclismo com o seu mentoring, dirigido a jovens dos 10 aos 14 anos de idade e com intuito encontrar o seu “sucessor”.

Oliveira Cup

Este projeto tem ainda um papel preponderante na preparação de jovens talentos provenientes do Oliveira Cup que se iniciam no Campeonato Nacional de Velocidade, sob a chancela da Miguel Oliveira Fan Club Racing Team.

Paralelamente, frequenta o mestrado integrado de medicina dentária, fazendo dele um exemplo de determinação e empenho para todos os jovens.

Com apenas 9 anos de idade, iniciou a sua carreira desportiva e terminou o ano de estreia em 4º lugar no campeonato nacional de MiniGP.

Em 2019 cumpre a sua primeira época como piloto do campeonato do mundo de MotoGP.

Manteve a sua ligação com a KTM ao integrar a equipa da Tech3, a nova estrutura satélite do construtor austríaco.

Numa época sempre em crescendo consegue como melhor resultado um fantástico oitavo posto no circuito austríaco do Red Bull Ring.

Termina o ano com 33 pontos conquistados depois de uma lesão sofrida em Silverstone lhe condicionar as prestações nas últimas corridas do ano.

E este ano de 2020, concretiza o sonho de vencer uma corrida de Moto GP, que se seguirá?

Página oficial do Miguel Oliveira.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Henrique Dias / OPraticante.pt
Fotos: Página do Piloto

Parceiros