Milha Urbana Amora voltou às origens

A XIII Milha Urbana de Amora, voltou às origens, ao Parque Urbano das Paivas, em novo horário, depois de nos últimos sete anos ter sido organizada pelo Clube Desportivo Asas do Milénium e esta empresa O Praticante, conjuntamente com a Junta de Freguesia de Amora.

Durante estes sete anos, foi organizada no Parque Urbano das Paivas, no Complexo Municipal de Atletismo Carla Sacramento e no ano findo em Belverde, este ultimo local por decisão de Junta.

A XII edição realizada em Belverde

Milha Urbana de Amora a Rainha das Milhas

Um período áureo que a competição conheceu sobre a organização conjunta destas três entidades sendo que em 2014 foi a Rainha das milhas do Seixal, a milha mais participada, das seis realizadas no concelho do Seixal.

Sobre a organização conjunta do C.D. Asas do Milénium e de O Praticante, desde 2009 até 2016, este evento estabeleceu não só recordes de participantes, como foram pioneiros:

– Na promoção do evento e do atletismo no Seixal, foi o primeiro evento em 2013 a ter página oficial do facebook, um livro / regulamento em formato digital com toda a informação sobre o evento, a ser elaborado um CD todo o material do evento;

– O primeiro evento de atletismo do concelho do Seixal, a dispor de divulgação através de um site “OPraticante.pt”, tendo sido criada uma página neste meio dedicada ao evento;

– Em 2015 foi a vez oficial de um vídeo sobre o evento, que podem ser visualizados no Youtube da empresa, mas já anteriormente tinham sido elaborados outros vídeos, visualize aqui o presidente da Junta de Freguesia de Amora, Manuel Araújo em declarações sobre o evento 2012;

– Em 2016 – O primeiro evento de atletismo do concelho do Seixal, a dispor de divulgação através de uma página no site “OPraticante.pt”

– Participação de atletas Internacionais do desporto adaptado, caso de Jorge Pina e Carlos Ferreira.

– Não esquecendo os prémios sempre originais em todas as edições.

Equipa organizadora do CATA

CATA o novo responsável pela organização da Milha

Este ano decidiu a Junta de Freguesia de Amora, entregar a organização do evento ao CATA – Clube de Atletismo de Amora.

A direção do CATA declarou à nossa equipa de reportagem ”

Inicialmente, a proposta deixou a direcção apreensiva, dada a inexperiência em matéria de organização de eventos, pois apesar de se tratar de mais uma prova integrada no Troféu de Atletismo do Seixal (TAS), no âmbito dos Jogos do Seixal 2017, seria a primeira organizada pelo CATA.

Considerados os constrangimentos relativos ao calendário desportivo, conhecidos à data da decisão, definiu-se para a sua realização o dia 01 julho, à noite, no aprazível Parque Urbano das Paivas, local que reuniu melhor consenso.

Embora algumas das expectativas não se tenham concretizado, por motivos alheios à nossa vontade, recebemos diversas opiniões considerando a organização excelente e que o evento correu muito bem.

O sucesso certamente teria sido maior, não fosse a concorrência das muitas provas da modalidade realizadas no mesmo dia à mesma hora.

A experiência foi bastante positiva, estamos todos de Parabéns e cientes de que temos capacidade para organizar a do próximo ano.

Milha Urbana regressou às suas origens

E o evento voltou às origens, num fim de tarde inovador, nunca se tinha realizado ao fim da tarde,e foi gratificante, reuniu 196 participantes no total dos vários escalões de ambos os sexos, que integram o Troféu de Atletismo do Seixal, em representação de 20 clubes, 7 dos quais sediados fora do concelho.

A realização de vários eventos no mesmo fim de semana, como foi reconhecido pela organização, pode ter sido uma das causas para o menor número de participantes, situação a ser estudada pela organização com vista a que nas próximas edições, consigam superar-se e voltar a fazer da Milha da Amora, a Rainha das milhas do Seixal.

U.A. Povoense quatro dos seis pódios em Séniores

No escalão principal Sénior, assistimos ao pódio a ser ocupado totalmente por clubes de fora do concelho, o vencedor foi Hugo AugustoBelém Runners – 4m31s, e também o que fez a melhor marca desta edição da milha, seguido de Hugo Rodrigues – 4;32 e Tiago Graça – 4;43, ambos a representar a equipa do União Atlético Povoense.

Em femininos o pódio foi quase totalmente dominado pelo União Atlético Povoense, que através de Mariana Sequeira – 5m54s e Carla Almeida – 6;18 obteve a 1ª e 2ª posição, tendo a 3ª sido obtida por Cátia RodriguesC. C. R. Alto do Moinho – 6;22.

A melhor marca feminina desta edição foi obtida por Lara GlóriaCasa do Povo de Corroios com 5m31s.

Colectivamente o CCR Alto do Moinho foi o vencedor com a participação de 25 atletas, que obtiveram 154 pontos, A Natureza Ensina foi a 2ª equipa com 28 atletas – 133 pts, e a U.A. Povoense com 17 atletas – 122 pts, completou o pódio.

Uma critica que sempre foi efectuada e se mantêm actualizada

A falta de divulgação dos eventos organizados no concelho do Seixal, habituaram-se os organizadores a efectuar a divulgação sempre quase restrita aos mesmos clubes, atletas, sem providenciar parcerias que possibilitem sejam mais divulgados, quando se mudará esta mentalidade, para beneficio dos eventos ?

Privilegiar a quantidade e a qualidade em prol dos eventos de atletismo, pede-se no concelho do Seixal, e isso começa na divulgação dos mesmos.

Artigo da edição da Milha Urbana de Amora de 2015, pode ser visualizado aqui.

Artigo da edição da Milha Urbana de Amora de 2016, pode ser visualizado aqui.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Fotos: CATA

Parceiros

Deixe uma resposta