Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Night Run dá a conhecer a Cidade do Barreiro

Tive oportunidade de participar na corrida Fórum Barreiro Night Run.

Ao chegar ao Barreiro, pude estacionar no Parque do Fórum, sem qualquer stress e de forma gratuita. Não é todos os dias que somos brindados com estes mimos.

 

Secretariado do Fórum Barreiro Night Run

De imediato desloquei-me à loja, onde estava a funcionar o Secretariado do Fórum Barreiro Night Run, e como já nos tem vindo a habituar a Xistarca, foi-me entregue de forma eficiente o kit de participação, que por sinal estava bastante completo com vários vouchers de desconto e de oferta, uma bonita t-shirt técnica, bolsa para telemóvel, dorsal e chip, tudo em um saco de desporto com o logótipo da prova, assim como uma pulseira luminosa, que ajudou a dar mais luz à noite.

Em termo de números o total de inscritos no evento do Fórum Barreiro Night Runfoi de 1237 inscritos, numa proporção de 50/50 entre caminhada (618) e corrida (619), e de 45% mulheres para 55% homens.

Na corrida do Fórum Barreiro Night Run concluíram 542 atletas, dos quais 149 eram atletas femininas.

Após colocar o dorsal, estava na altura de avançar para a zona da meta onde uma enorme multidão de atletas aguardava que fosse dado o tiro de partida, enquanto aqueciam e iam confraternizando.

No total com familiares e curiosos foi uma iniciativa com cerca de 1500 pessoas, estava uma “moldura humana” de arrepiar.

A partida

É interessante parar para observar … enquanto uns estão descontraídos, porque é apenas mais uma corrida, noutros é visível o nervosismo, vêm-se desde atletas experientes até aqueles, que se vão desafiar pela primeira vez, os grupos apoiam-se, surgem as brincadeiras, cumprimentam-se os amigos, palavras de incentivo, discutem-se estratégias, falam-se de feitos antigos, projetos futuros, …, mas uma coisa é certa, a multidão vibra e essa energia é contagiante. Quem corre em provas populares, sabe do que estou a falar.

Chega de divagar, tenho que me concentrar, está prestes a ter inicio a corrida do Fórum Barreiro Night Run.

Às 21h00, finalmente é dada a partida e lá fomos nós percorrer as ruas da Cidade do Barreiro, uns seguem o percurso da corrida de 10 Km e outros os 5 Km da caminhada.

Passamos pela Avenida da Praia, onde muitas pessoas apoiavam os atletas, entramos no Parque Empresarial da Baia do Tejo, onde o projeto de requalificação da antiga zona industrial, pretendeu devolver à População este espaço.

 

Vhils, o street artist

E onde podemos apreciar o maior mural artístico criado pelo artista Português Vhils, e como não se consegue ver tudo à primeira, regressamos para mais uma passagem.

Trabalho de Vhils, o street artist

Voltar a observar a obra que se estende por cerca de 150 metros e reflete a história, identidade e memórias do Barreiro assim como o ADN fabril e empresarial que marca a Cidade.

Trabalho de Vhils, o street artist

Voltemos à corrida

Seguimos sempre junto ao Rio, até à zona recuperada no âmbito do Polis, mas fomos forçados a subir por duas vezes a rampa da ponte sobre a linha ferroviária. “Dureza”.

Subir a Avenida Alfredo da Silva, também não foi fácil, mas para nossa felicidade, de seguida foi sempre a descer até à Meta, era preciso embalar e tentar recuperar o tempo perdido.

Muita animação esperava-nos no largo da Meta, onde nos foi entregue a medalha alusiva à prova, o que me fez sentir um verdadeiro atleta.

Solidariedade do evento com a Nós – Associação de Pais e Técnicos para a integração do Deficiente

Solidariedade a favor da Nós

Mas também de solidariedade se faz um evento e neste foi a favor da Nós – Associação de Pais e Técnicos para a integração do Deficiente, que recebeu das mãos da organização um cheque no valor de 700,00 euros.

E os vencedores foram

Céu Nunes – Correr por Lisboa foi a mais rápida a percorrer o percurso em 39m16s, Paula Quinhama – AMC – 41m15s obteve o segundo lugar e o terceiro foi conquistado por Lucília Soares – GD São Domingos – 41m53s

Marco Tavares – CDR Ribeirinho – 33m19s, que não abrandou, pois bem perto terminou Luis Baço – Vitória FC – 33m48s e Ivo Coelho – CDR Ribeirinho – 34m10s completou o pódio.

Colectivamente o CDR Ribeirinho foi a equipa vencedora, seguida do GD O Independente, clube sediado no Barreiro e um dos mais antigos clubes do Barreiro, com seção de atletismo e do BRR Night Runners, respectivamente 2º e 3º classificados.

Para além dos prémios definidos em regulamento, tiveram o habitual “Equipa mais Numerosa” que foi entregue pelo 3º ano consecutivo aos BRRnightRUNNERS, e uma novidade de última hora, o prémio da “Equipa mais Jovem” entregue à Equipa Trota.

Esta equipa Equipa Trota constituida por 48 atletas, sendo que somente 6 eram maiores de idade, são um grupo oriundo de um centro de explicações do Barreiro e a iniciativa é promovida pelo professor dos mesmos, é portanto uma equipa constituída na sua maioria por menores de idade.

OPraticante.pt

Nuno Lucas – 80º / 30º escalão – 45m06s, António Nereu – 83º geral / 8º escalão 45m16s, Óscar Lopes – 105º geral / 39º escalão – 47m00s, Tiago Simões – 109º geral / 52º escalão – 47m20s, Carlos Cavaco – 320º geral / 120º escalão – 56m37s, com estas classificações a nossa equipa obteve o 5º lugar colectivo, que por uma falha não foi inserido o nome da nossa equipa no sistema informático, não aparecendo nas classificações individuais e colectivas.

A ginginha

Estava feita, só faltava aproveitar a oferta da famosa Ginjinha do Barreiro.

Tenho que agradecer a todos os tornaram possível ter evidenciado esta experiência, ao OPraticante.pt por permitir que eu e todos os companheiros os representemos, ao Fórum Barreiro por proporcionar esta corrida / caminhada, à Xistarca pela excelente organização, a todos os Barreirenses que nos apoiaram durante todo o percurso e aos corredores e caminhantes que participaram, pela alegria e energia positiva transmitida.

Foto: Nuno Salvador

Acho que não preciso referir, mas … contem comigo em 2020.

Desfrute do trabalho fotográfico efectuado por Nuno Salvador.

Texto: Nuno “Xutos” Lucas – OPraticante.pt
Fotos: BRRnight Rrnners – Nuno Salvador Fotografia

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta