Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Olimpíadas de Sub-16, Portugal com ambições

A seleção de Portugal de xadrez de Sub-16 está em Corum, na Turquia, onde, entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro, compete nas Olimpíadas da categoria, o mais forte torneio por seleções jovens do Mundo.

O conjunto luso procura em Corum melhorar a participação do ano de 2018 – 28.º entre 46 equipas – e parte com ambições de obter bons resultados, apontando a um lugar no top-20. Na pré-inscrição da Olimpíada, recorde-se, Portugal é o número 22 entre 50 seleções.

Compõem a equipa portuguesa que vai participar nas Olimpíadas de xadrez de Sub-16, o mestre FIDE José Francisco Veiga, o mestre nacional Bruno Martins, José Guilherme Santos, Miguel Sismeiro e Filipa Pipiras. Estes cinco jogadores representam o futuro do xadrez luso e procurarão sair de Corum com os respetivos rankings melhorados.

Olimpíadas de xadrez de Sub-16

Em cada uma das nove rondas das Olimpíadas estarão quatro xadrezistas por equipa em ação, pelo que, do lote de cinco portugueses, descansará sempre um jogador. Trata-se de um detalhe importante até porque o forte torneio tem dois dias com jornadas duplas, portanto de grande desgaste, principalmente porque se esperam partidas longas e competitivas.

O mestre internacional e Treinador FIDE Rui Dâmaso é o capitão da equipa e responsável pela preparação dos jogadores. Na véspera do início do torneio, Dâmaso efetuou uma pequena sessão de preparação e revelou-se satisfeito pelo nível de concentração dos jovens xadrezistas.

A primeira ronda destas Olimpíadas de Sub-16 está marcada para as 15 horas de terça feira, 29 de outubro (menos três horas em Portugal Continental) e Portugal ainda não conhece o adversário, pois ainda nem todas as seleções chegaram a Corum, faltando confirmar a presença de alguns países.

Olimpíadas

Vejamos, em detalhe, a constituição da equipa portuguesa:

José Francisco Veiga (MF, A.Xat Montemor-o-Novo, 2325 pontos Elo)
Bruno Martins (MN, A.Xat Montemor-o-Novo, 2285)
José Guilherme Santos (GX Alekhine, 2183)
Miguel Sismeiro (EX Porto, 2113)
Filipa Pipiras (GD Dias Ferreira, 1939).

Calendário do torneio:

1.ª Jornada – 29 outubro, 15 horas (12 em Portugal)
2.ª Jornada – 30 outubro, 10 h (7)
3.ª Jornada – 30 de outubro, 17 h (14)
4.ª Jornada – 31 de outubro, 15 h (12)
5.ª Jornada – 1 de novembro, 15 h (12)
6.ª Jornada – 3 de novembro – 10 h (7)
7.ª Jornada – 3 de novembro, 17 h (14)
8.ª Jornada – 4 novembro, 15 h (12)
9.ª Jornada – 5 novembro – 10 h (7).

O dia 2 de novembro é de descanso.

Todas as partidas destas Olimpíadas de Sub-16 poderão ser acompanhadas em direto através das aplicações e sites Chess24, Follow Chess e Chess Bomb, ou no site dedicado ao evento.

Texto / Fotos: Federação Portuguesa de Xadrez

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta