Open Internacional de Ténis nas Caldas da Rainha

Open Internacional Ténis

Com uma média de idades de 25 anos, 96 jogadores vão disputar nas Caldas da Rainha o Open Internacional de Ténis, que teve inicio hoje, 5 e decorrerá até 13 de agosto.

Com um orçamento de 20 mil euros, o Open Internacional de Ténis das Caldas da Rainha conta com o apoio, entre outros, da Câmara Municipal, e da Federação Portuguesa de Ténis.

96 jogadores no Open Internacional de Ténis

O torneio vai atribuir 15 mil dólares em prémios nas provas de singulares e pares, sendo que 64 jogadores terão de jogar a fase de qualificação e apenas 34 entram diretamente no quadro principal.

Realce para a presença internacional no torneio, com 40 por cento dos jogadores a serem oriundos de outros países.

Clube de Ténis das Caldas da Rainha

O organizador do evento, a Clube de Ténis das Caldas da Rainha, destaca o Parque Dom Carlos I e os campos de ténis em pó de tijolo como mais-valias para a organização do evento.

O Clube de Ténis das Caldas da Rainha nasceu a 27 de Março de 1955, mas a história do ténis na cidade é bem mais antiga e remonta aos finais da monarquia.

Em finais do século XIX já existia, um campo de ténis, no terreno onde está hoje o Museu José Malhoa mas, foi por volta de 1908 que a modalidade se enraizou, com a construção de mais dois campos no Parque D. Carlos I, onde ainda se encontram.

Neste local existiu uma pista de ciclismo e um campo de futebol aonde o Caldas Sport Clube e o Sporting Clube das Caldas, iniciaram a sua actividade.

Na altura o ténis era uma modalidade praticada principalmente pelas classes sociais mais elevadas, quase um desporto de elite, e a actual Direcção, relembra que, nessa altura o Hotel Lisbonense, mesmo ali ao lado, era a “grande sala de visitas da cidade e o local ideal para o nobreza passar as suas férias”.

No entanto só em 1943 é que nasceu a grande “paixão” pela modalidade nas Caldas da Rainha, com o aparecimento dos refugiados da segunda Guerra Mundial que se instalaram na cidade, nos cinco hotéis existentes.

O considerável aumento da prática e a organização de torneios quase internacionais, porque mais de metade dos participantes eram estrangeiros, chamou a juventude para o ténis, criando assim a tradição do ténis na cidade.

Open Internacional Ténis

Montra para os tenistas nacionais

Este torneio tem servido de montra a alguns dos melhores tenistas nacionais.

É o caso de Frederico Silva, jogador das Caldas da Rainha e que faz parte da Selecção Nacional de Seniores da Taça Davis.

Parceiros